Avançar para o conteúdo principal

Insegurança

Segundo o estudo Segurança, Protecção de Dados e privacidade, o sentimento de insegurança aumentou exponencialmente. Mais de metade dos inquiridos considera que, relativamente à evolução da segurança em Portugal no último ano, a situação piorou. Este estudo não traz propriamente novidades, mas não ainda assim de ser mais um sinal de que Portugal sofreu um acentuado retrocesso em matéria de insegurança.

Existe uma multiplicidade de razões que subjazem a este aumento da insegurança - tanto na percepção dos cidadãos, como a realidade dos factos o demonstra. O país mudou e com essa mudança não veio a capacidade de combater novos tipos de criminalidade, até então virtualmente desconhecidas para nós; existem problemas cuja gravidade é insofismável do ponto de vista da coesão social, as desigualdades, o desemprego e a pobreza tendem a agravar as taxas de criminalidade; mas talvez o facto que mais contribui para o aumento da insegurança seja a promoção que é feita a um sistema de impunidade.

Com efeito, a Justiça, ou por inoperância, ou por morosidade, tem-se mostrado incapaz de dar uma resposta satisfatória ao sentimento de insegurança que tem proliferado no nosso pais. Diga-se, em rigor, que as alterações ao Código do Processo Penal, designadamente as restrições à prisão preventiva, estarão intrinsecamente relacionadas com os resultados do estudo Segurança, Protecção de Dados e privacidade. Há responsáveis políticos pelo actual estado de coisas, mas a Justiça e Segurança não foram decisivas para os resultados das últimas legislativas, tal como a Educação, a Saúde ou até mesmo a economia do país não o foram.

Em suma, está-se a pôr em causa uma das maiores vantagens que o nosso país tem comparativamente com outros. Afinal de contas, alguém no seu perfeito juízo considera que segurança pode ser reiteradamente posta em causa e ainda assim o turismo não se ressentir?

Para além do inaceitável aumento da insegurança dos cidadãos, o Governo devia olhar para uma questão que lhe é habitualmente tão cara: as consequências desastrosas que esse aumento da insegurança tem e pode vir a ter na economia do país.

Comentários

tijolo azul disse…
Neste blogue, contudo, insiste-se na procura da razão.

Depois de ler esta frase não poderia deixar de comentar.

Primeiro, não percebo como podem se basear num estudo sobre segurança encomendado por uma empresa de segurança (eis aqui um grave problema de conflito de interesses) e depois procurarem a razão.

Segundo, o sentimento de insegurança não é apenas criado pela insegurança em si (por mais que nos custe, temos que afirmar: Portugal é um país pacífico). É sobretudo um produto de uma classe de media altamente sensacionalista (curiosamente, voltamos à famosa TVI).

Se juntarmos essa televisão a uma mania pessimista do povo português... temos a resposta ao nosso estudo (assumindo que ele não é falsificado).

E já agora, o problema mais grave na criminalidade portuguesa (a maior taxa de crescimento segundo o relatório anual de segurança interna) não é novo é até bem antiguinho: violência doméstica.

saudações,
Em primeiro lugar, o que a frase diz é que se procura a razão, não tenho a presunção de a encontrar sempre.

Em segundo lugar, o aumento do sentimento de insegurança é concomitante com a realidade dos factos, ou também nega que a criminalidade violenta não só subiu como adquiriu formas nunca antes vistas no nosso país.

Somos pessimistas, tem razão. Mas isso não vejo como é que é que se pode negar o seguinte: país não estava habituado a um tipo de criminalidade amiúde organizada e violenta. E o sentimento de impunidade instalou-se.

Pode alegar fragilidades do estudo, não nego, considero apenas mais um sinal de que este não é o rumo certo.

Obrigada pelo comentário.
tijolo azul disse…
Parte pessoal
Tendo estudado um pouco de estatística, tenho uma tendência a procurar os erros de interpretação, conclusões abusivas ou simplesmente quando os estudos são enviesados (tal como este).

E era essa a minha maior crítica.
Fim da parte pessoal

Você diz que não vê como se pode negar que o país não estava habituado a um tipo de criminalidade amiúde organizada e violenta. E o sentimento de impunidade instalou-se. Não vou e não tenho como negar isso. Mas peço-lhe para ilustrar isso com provas tangíveis.

Contudo, concedo que a criminalidade tem vindo a crescer (estou à espera do relatório aunal de segurança interna) e é algo que me preocupa. Mas está muito longe de ser um problema grave da nossa sociedade.

E sobretudo, e desta vez espero que partilhe a opinião comigo, recuso-me a viver no medo.

Saudações cordiais,

PS: obrigado eu pelo texto e pela resposta.

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa