Avançar para o conteúdo principal

Contrariando o pessimismo

As últimas semanas, ou melhor, os últimos meses, ou ainda melhor, os últimos anos têm sido marcados pelo pessimismo e pela depressão. Os gloriosos anos 90 passaram num ápice e deixaram a ilusão de que o bem-estar social que tinha aumentado significativamente ia continuar a sua ascensão. A última década deitou por terra todos os sonhos criados durante os gloriosos anos 90. Hoje, vivem-se dificuldades para as quais raras vezes se encontra solução. Assim, não é de estranhar que o pessimismo se tenha instalado.

Com efeito, é tarefa árdua encontrar razões que sustentem algum optimismo, mas não iludamos: é preciso voltar a levantar a cabeça, contrariando o pessimismo instalado com recurso a uma luta sem tréguas contra as adversidades que nos têm assolado. Isto aplica-se na vida de cada um de nós individualmente, mas também colectivamente. O país está endividado e é necessário combater um défice excessivo até 2013 - a tarefa é hercúlea, mas não nos restam alternativas. Nós cidadãos somos reiteradamente confrontados com o anódino sentido de responsabilidade de parte significativa da classe política, é um facto. Porém, também nos cabe a nós fazer juízos e tomar decisões com maior acuidade; afinal de contas, não podemos continuar a dar segundas oportunidades a quem não nos merece confiança, a premiar quem se mexe tão bem na opacidade, a dar carta branca a quem, no alto da sua arrogância, acredita piamente que não tem que dar quaisquer explicações aos cidadãos.

Podemos, pois, ser mais exigentes nas escolhas, mas também do ponto de vista de uma cidadania mais activa. Estar atento, recusar a indiferença e exigir mais de quem foi escolhido para representar os cidadãos são tarefas que não podem ser subestimadas por todos nós. De uma coisa podemos todos estar certos: a resignação, a tal indiferença e, de um modo geral, o confortável pessimismo que nos atordoa e inviabiliza a acção condenam o país e a vida de todos nós.

Parece incontestável que são necessárias mudanças - por muito que não se percepcionem alternativas no horizonte que fundamentem essa mudança. Também me parece óbvio que quem está a representar os portugueses não serve o país e não serve a democracia. E mais, tenho dúvidas que o país aguente o actual situação política durante muito mais tempo. Mas nem este paroxismo pode ser justificação para a indiferença e para a resignação. É preciso deixarmos para trás o medo da mudança, o medo de tentar. Hoje, talvez mais do que nunca, é fundamental que os maus exemplos que vêm daquilo que era outrora designado por elites deixem de ser constrangimentos intransponíveis. O comportamento reprovável, a inépcia e a proliferação dos chamados interesses instalados associado à promiscuidade que reina entre a tal elite têm de começar a ser combatidos pelo povo soberano. A pressão foi posta de lado em nome de um laxismo endémico. A discussão e a crítica fundamentada deram lugar à mesquinhez e ao culto da minudência.

Dito isto, só temos um caminho a seguir: aquele que nos permite contrariar estes males de que padecemos. Para isso é necessário muita força anímica, mas a verdade é que se encontramos essa força anímica para tantas outras situações nas nossas vidas e algumas colectivas, por que não encontrá-la para lutar pelo país e, consequentemente, pelo bem-estar de todos nós?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma