Avançar para o conteúdo principal

Agências de rating

As chamadas agências internacionais de notação financeira teceram duras críticas em relação ao Orçamento de Estado proposto pelo Governo. Em resposta, o ministro seguiu a mesma linha de critica mas relativamente às agências de rating ou agências de notação financeira. Estas agências emitem pareceres sobre os riscos às emissões de dívidas aos Estados, na prática uma classificação baixa de um determinado país implica que esse mesmo país terá que enfrentar taxas de juro mais altas.

Há um factor que é inequívoco: a classificação destas agências condiciona a actuação dos Estados - trata-se de mais uma perda de instrumentos dos Estados que, no passado, tinham ao seu dispor. Na verdade, o que as avaliações das agências origina é a perda de soberania dos Estados. Já não é o povo soberano a decidir sobre as suas políticas económicas, apesar de eleger representantes para o fazer; o problema é que os representantes eleitos vêem a sua acção condicionada pela acção externa, pela acção de quem não tem de prestar contas aos países. Esta perda de instrumentos é sintomática de uma globalização económica assente em políticas cada vez mais liberais cujas consequências são imprevisíveis.

Quanto às críticas do ministro Teixeira dos Santos, é importante sublinhar o peso dos argumentos utilizados. De facto, estas agências provaram a sua incomensurável incompetência em matéria de análises e previsões e são também responsáveis pela crise que ainda vivemos. Consequências para as mesmas? Nenhumas. O ministro também tem razão quando fala na incongruência patente nas críticas das agências. Com efeito, continua a valer aquela máxima que nos diz que quando o sector financeiro se encontra à beira do abismo levando consigo empresas e famílias, a acção do Estado é bem-vinda. Mas quando o sector financeiro encontra mais estabilidade e os mercados globais acalmam, o papel do Estado volta a ser relegado para segundo plano.

Importa, porém, esclarecer que as contas do Estado são preocupantes e que o Orçamento de Estado apenas adia o inadiável, ou seja a aplicação de medidas draconianas. É também necessário sublinhar o falhanço das políticas do Governo que insiste na construção de grandes obras públicas, originando mais despesa. Embora, agora se fale na desistência de algumas dessas obras. É também indesmentível que pouco foi feito para melhorar a competitividade da nossa economia e que o OE é espelho dessa inépcia. Contudo, não é aceitável que estas ditas agências derating que fracassaram no passado recente encontrem qualquer legitimidade para comandar as políticas económicas dos países. A Grécia que o diga.

No essencial, continuamos a cometer, a nível global, os mesmos erros que subjazem à crise internacional. Não se aprendeu nada com o passado recente, tal como a importância dada a estas agências o demonstra. E quem pretende introduzir mais rigor, mais supervisão e regulação vê-se confrontado com a tarefa hercúlea de conseguir fazer face aos mais diversos obstáculos. Esta preponderância de elementos externos aos Estados, instrumentos da globalização, põe em causa as próprias democracias na precisa medida em que retira a soberania aos povos. Sabemos que o capitalismo é uma espécie de criatura selvagem, mas que pode ser domada, tal como no passado já foi demonstrado, mas o que se depreende desta crise e da sua incapacidade para originar mudanças é que vamos continuar na mesma até esticar demasiado a corda e ela se partir. Resta saber o que virá a seguir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa