Avançar para o conteúdo principal

Esperança e desilusão

A eleição de Barack Obama galvanizou o mundo, e tanto mais é assim que os festejos começaram nos Estados Unidos, passando pela Europa, culminando na Ásia. Obama é hoje, mais do que nunca sinónimo de esperança. Mas a esperança e a desilusão andam, amiúde, de mãos dadas. De resto, as expectativas criadas em torno de Obama podem rapidamente transformar-se em desilusão.
Em primeiro lugar, importa recordar que Obama terá como principal missão recuperar a força dos Estados Unidos, a nível internacional. Isso passa por regenerar a imagem que os EUA transmitem ao mundo, mas implica também recuperar uma posição estratégica que permita manter a actual ordem mundial; ou seja, garantir aos EUA a posição de superpotência mundial.
Em segundo lugar, recorde-se que a posição de superpotência é garantida através da supremacia militar, geoestratégica e, claro está, económica. A supremacia económica, na qual se engloba naturalmente a supremacia tecnológica, não permite que os EUA adoptem uma posição que lhes possa ser prejudicial. Assim, não seria de excluir a possibilidade de um regresso ao proteccionismo económico.
De um modo geral, as decisões do futuro presidente serão indissociáveis do interesse dos EUA. Não se espera portanto uma mudança radical no que diz respeito, por exemplo, globalização económica – não se esperando assim, um reforço significativo de instituições internacionais como o FMI, o Banco Mundial ou a OMC. Os americanos continuarão a ser iguais a si próprios, ou por outras palavras vão continuar a moldar tudo o que possam às suas necessidades. Só talvez a crise dos mercados financeiros possa implicar mudanças que, num passado recente, pareciam impossíveis.
Em matéria de política externa também não se espera uma mudança radical. A guerra do Iraque terá um fim, a questão do Irão mantém-se uma incógnita, o conflito israelo-palestiniano não tem para já uma possível solução. Talvez a forma de lidar com as potências emergentes mudará com Obama. As relações com a Venezuela, por exemplo, poderão seguramente melhorar e Barack Obama abandonará certamente o unilateralismo de Bush.
A grande diferença entre Obama e os seus predecessores, designadamente o ainda Presidente Bush, prende-se com a forma como lidará com os problemas – o diálogo poderá ser a pedra de toque da estratégia de Obama, contrariamente, ao que se tem passado nos últimos anos. Mas no essencial, os objectivos não serão radicalmente diferentes. Até porque é natural que um país que atingiu a hegemonia mundial, tudo faça para manter esse estatuto. Obama não vai contrariar essa tendência.
Em conclusão, a esperança é profusa, e ainda bem que é assim. Todavia, as expectativas também poderão ser demasiado elevadas. Apesar de tudo, a eleição de Barack Obama é uma excelente notícia para o mundo. Resta saber em que situação ficarão os profetas da desgraça sempre que se fala dos EUA. Reitero aquilo que tenho vindo a referir: por muito que tenhamos razões para criticar os EUA, temos ainda com este país mais em comum do que, por vezes, se diz. Aliás, a nossa tão apregoada superioridade sofreu um rombo clamoroso com esta eleição.
É verdade, hoje há esperança, hoje acreditamos que o mundo poderá ser melhor, hoje somos um pouco mais felizes do que éramos. No entanto, podemos continuar a ser felizes e esperançosos, mas não dispensado algum realismo. Não esquecer também que o mundo ansiava pela eleição de alguém que se tenha mostrado diferente do Presidente Bush. E Obama é diferente, não tanto pelas suas propostas, mas por aquilo que mostra ser.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma