Avançar para o conteúdo principal

Leis laborais: as alterações

O Governo e os parceiros sociais chegaram a acordo sobre a nova legislação laboral, contando, porém, com o desacordo da CGTP. As principais alterações à legislação laboral podem ser agrupadas em cinco:

No grupo da contratação colectiva o Governo acabou por ceder ao patronato, reduzindo o tempo de caducidade de 10 anos para 5 anos.

Em matéria de despedimento, o Governo recuou no despedimento por “inadaptação funcional”, respondendo assim às críticas dos sindicatos. Mas tenta agilizar o processo de despedimento, tornando-o mais rápido e mais simples – menos burocrático diz o Governo; mais facilidades em despedir, dizem os sindicatos, ou pelo menos a CGTP.

Num terceiro grupo há que salientar as alterações na organização do tempo de trabalho. As regras do Código de Trabalho mantêm-se genericamente inalteradas em relação às jornadas de trabalho, aos limites de trabalho, às pausas, ao trabalho nocturno e suplementar. A novidade prende-se com a maior flexibilização nos horários de trabalho. Com estas alterações, trabalhadores e patrões têm a possibilidade de negociar horários de trabalho. Passa-se a falar de “banco de horas”. Os horários concentrados podem ir até a um aumento de 4 horas por dia em 4 dias por semana, ou três dias consecutivos, a compensação pode ser feita em tempo de descanso. O acordo só é aplicado se três quartos dos trabalhadores estiverem de acordo.

No que diz respeito à aplicação da lei, passa a haver mais medidas dissuasoras do incumprimento da legislação que passam por um aumento de coimas, maior rapidez na aplicação de coimas e por um aumento do número e inspectores da Autoridade para as condições de Trabalho.

E por fim, o último grupo diz respeito ao combate à precariedade. Passa a ser mais fácil punir empresas que contratem os chamados “falsos” recibos verdes, havendo um agravamento de penas e maior responsabilização de administradores, gerentes e directores. A principal mudança talvez seja as alterações nas contribuições dos recibos verdes. Deste modo, as entidades patronais passam a contribuir para a protecção social dos recibos verdes: os empregadores passam a pagar uma taxa social de cinco pontos percentuais sobre os rendimentos presumidos dos trabalhadores, reduzindo a contribuição paga pelos trabalhadores. Uma parte dos encargos passa para o lado dos patrões. O Governo tenciona também juntar o actual regime obrigatório (taxa de 25,4 por cento) ao regime alargado (32 por cento) dando origem a um regime único com uma taxa de 24,6 por cento, com protecção social que inclua o subsídio de doença. A contrapartida é o alargamento da base de tributação: a nova taxa incidirá sobre 70 por cento das remunerações auferidas e não, como era prática, sobre o escalão salarial escolhido pelo trabalhador.

Ainda relativamente ao combate à precariedade, importa sublinhar as mudanças ao nível dos contratos a prazo: estes passam a ter limites de 3 anos, assim como o trabalho temporário. O trabalho temporário ficará, depois de dois meses, ao abrigo da convenção colectiva. Cria-se igualmente o “contrato intermitente” que permite que o trabalhador mantenha-se no quadro, apesar de trabalhar até metade do ano, tendo direito a parte do salário, e podendo trabalhar para outras empresas. Os estágios não remunerados passam a sofrer interdição. O estatuto do trabalhador-estudante vai sofrer alterações.

Em matéria de taxa social, saliente-se que a taxa social paga pelas empresas que tenham trabalhadores no quadro, desce um ponto percentual; ao invés, a taxa social aumenta 3 pontos percentuais para as empresas que insistam nos contratos a prazo. E os já referidos 5 por cento de taxa social para os recibos verdes, ou para quem os contrate.


Dizer ainda que o regime de férias mantém-se genericamente inalterado, havendo algumas excepções para os trabalhadores do sector do turismo. Assim, continua a existir os 22 dias de férias que se poderão estender aos 25, consequência da assiduidade dos trabalhadores.

Uma nota sobre a possibilidade de trabalhadores e patrões poderem fazer acordos à margem do Código do Trabalho. Os acordos não podem ser mais desfavoráveis aos trabalhadores em alguns pontos previamente estabelecidos.

O Governo pretende que as novas leis laborais entrem já em vigor a partir do início do próximo ano. Agora é tempo de analisar as alterações à legislação laboral.

Fonte: Jornal Público

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma