Avançar para o conteúdo principal

A herança de Bush

Por altura dos cinco anos da guerra do Iraque, e a poucos meses de Bush deixar a presidência, é também o momento para se discutir o legado do ainda Presidente americano. O legado do Presidente Bush estará indissociavelmente relacionado com a guerra do Iraque. Ora, a pesada herança do Presidente começa a desenhar-se no pós-11 de Setembro. Em traços gerais, o 11 de Setembro significa uma viragem na política externa americana, marcada pelo unilateralismo, e representou a grande oportunidade para a hegemonia dos neoconservadores. A preponderância dos neoconservadores nas decisões de um Presidente limitado constitui um erro fatal para os Estados Unidos – relembre-se que os neoconservadores não diferem substancialmente de quem faz a apologia do radicalismo.
Nestas condições, a política externa norte-americana foi caracterizada por uma catadupa infindável de erros, que nem o 11 de Setembro e a solidariedade associada conseguem atenuar e levar a uma compreensão generalizada. Assim, o legado de Bush pode ser analisado através de dois planos, indissociáveis um do outro: as consequências para o Iraque e para a região, e as consequências de maior amplitude para os EUA.
Num primeiro plano, a intervenção militar no Iraque sofre ainda hoje, volvidos cincos anos do seu início, uma contestação generalizada, incluindo nos Estados Unidos. Assente em pressupostos falsos, a guerra do Iraque tem a agravante de não ter solução à vista. Em resumo, a intervenção americana no Iraque redundou na destruição e inviabilização deste país, à ascensão do Irão, e deu um forte contributo para a destabilização do Médio Oriente – em nada contribuindo para uma resolução do conflito israelo-palestiniano, por exemplo. Além disso, fica a imagem de um número incomportável de vítimas de ambos os lados aliada à sensação de se tratar de uma guerra injustificada.
Num segundo plano, existe uma multiplicidade de transformações negativas para os próprios Estados Unidos. De facto, a credibilidade dos EUA sai inexoravelmente afectada e os EUA perdem o seu poder de influência na cena internacional – hoje, a comunidade internacional olha com desconfiança para os EUA, o que constitui um retrocesso incomensurável para os americanos. A guerra do Iraque teve ainda episódios de tortura e a guerra americana ao terrorismo admite situações como Guantanamo, o que constitui um retrocesso civilizacional. Também neste domínio, os americanos escolheram o isolamento internacional, optando pelo desrespeito pelos direitos humanos e pela lei internacional.
Como é visível, o legado de Bush está intimamente relacionado com a guerra no Iraque. Os custos desta guerra e da ideologia que lhe subjaz, desenhada por neoconservadores conspurcados por um fundamentalismo também ele ignóbil, são imensos e constituem uma herança pesada para o sucessor de Bush. O sucessor do ainda Presidente terá forçosamente de trabalhar no sentido de recuperar a imagem dos EUA, com recurso ao soft power – esse trabalho será hercúleo para o próximo presidente, mas é uma necessidade para os EUA e para o resto do mundo. Afinal, ainda se trata da superpotência, e embora tenha incorrido em erros graves, os EUA ainda são um país democrático e o maior aliado da Europa. Resta agora ultrapassar o triste legado de Bush e do seu séquito de neoconservadores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa