Avançar para o conteúdo principal

Agitação em Timor-Leste


O atentado contra as vidas do Presidente timorense, José Ramos-Horta, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, deixam mais dúvidas do que certezas. Terá sido a tentativa de um golpe de Estado? Por que razão os alvos foram Xanana Gusmão e Ramos-Horta, quando estes sempre tentaram dialogar com o major Reinado? Como é que se explica a facilidade com que os ataques foram perpetrados? Regista-se, para já, a morte do major Alfredo Reinado.
Os últimos dois anos têm sido particularmente difíceis para este jovem Estado independente. Recorde-se que Xanana Gusmão e José Ramos-Horta sempre enveredaram por uma via pacífica para chegarem à independência do território. Contudo, em 2006 eclodem revoltas no seio dos militares que se queixam de discriminação, esta crise de 2006 está longe de ter sido atenuada, e a instabilidade continua a vigorar no território. Ainda não há uma verdadeira coesão nacional, surgindo frequentemente a insatisfação de militares e das forças policiais.
No caso concreto, há que assinalar que o major Reinado era uma assinalável fonte de instabilidade. O mito que se criou em torno do major era aliciante para jovens, muitos deles acabando por seguir o major. A ideia de um rebelde, fardado, não obstante o discurso incipiente, que afirmava insurgir-se contra um governo de “políticos medrosos”, foi, de certa forma, apelativo para alguns timorenses. As razões que subjazem ao atentado contra a vida de Ramos-Horta, alegadamente levado a cabo pelo major, continuam a ser pouco claras. Relembre-se que tanto Ramos-Horta, como Xanana Gusmão sempre pugnaram por uma via pacífica como forma de lidar com o major, sobretudo através do diálogo.
A morte do major Alfredo Reinado não significa necessariamente o regresso da estabilidade a Timor-Leste. Refira-se que Gastão Salsinha, que esteve, há dois anos, no centro da revolta de 600 militares, e que foi alegadamente o autor do atentado falhado contra o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, continua a monte.
Em suma, os atentados contra a vida do chefe de Estado e do chefe de governo deixam muitas dúvidas, e necessitam de uma clarificação, sob pena de se assistir a um incremento de sinais que põem em perigo a estabilidade desta jovem democracia. Mas é igualmente importante que as forças estrangeiras – designadamente a força australiana e neozelandesa na região – desempenhem convenientemente as suas funções. A facilidade patente na execução destes atentados são maus prenúncios para o futuro do país e deixam muitas dúvidas quanto à eficácia das forças estrangeiras a actuarem em território timorense. Espera-se que a calma aparente nas ruas de Díli consubstancie-se numa pacificação real do território. O respeito pela democracia é condição essencial para o desenvolvimento desta jovem nação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma