Avançar para o conteúdo principal

União Europeia e globalização

O fenómeno da globalização é indissociável do modelo de desenvolvimento que se almeja para a União Europeia. A globalização, em particular na sua vertente económica, abre novas oportunidades num contexto de mercados abertos em antítese ao proteccionismo; mas acaba invariavelmente por desvirtuar a importância dos indivíduos, designadamente dos trabalhadores, mas também dos que mais necessitam de ajuda.
Parece que o sucesso das economias é, de alguma maneira, inconciliável com o modelo social europeu. Tanto é assim que verifica-se o aumento de desigualdades em vários países europeus – desigualdades que são o resultado da perda de direitos dos trabalhadores, e o desaparecimento de uma vontade política para proteger aqueles que mais necessitam. Por outro lado, a preponderância dos grandes grupos económicos determina, amiúde, as próprias decisões políticas, nem que seja na exacta medida de respeitar as “leis” dos mercados. O estatuto dos mercados, que se aproxima perigosamente a uma espécie de divindade que nem sequer pode ser posta em causa, é uma razão para se falar de Europa no contexto da globalização.
Uma das características que separa a Europa dos restantes países do mundo é o seu modelo social europeu. Repare-se que este modelo é único e indicia uma Europa preocupada com a equidade, com a justiça social, com a igualdade de oportunidades, com o respeito pelos direitos de todos. Trata-se de um modelo contrário aquilo que é praticado em muitos países, incluindo os EUA.
Hoje, e consequência das pressões do neoliberalismo, discute-se a pertinência e eficácia desse modelo. Admitindo que possam e devam surgir alterações – nada deve permanecer imutável – a essência do modelo social não se pode perder. As preocupações da UE com o bem-estar dos seus cidadãos não é qualquer coisa de prescindível, nem tão-pouco se deverá enveredar por mimetismos baratos. Pelo contrário, a Europa pode e deve ser um modelo neste mundo globalizado – a União Europeia tem de aceitar esse desafio.
De facto, o peso da UE no mundo, apesar do vasto rol de críticas, não pode ser analisado de forma despicienda. E mais, esse papel pode ser de maior monta, precisamente se os líderes europeus aceitarem o desafio de agir como modelo para mundo. Se a UE determinar que rejeita o dumping social, não prescindindo dos direitos dos seus cidadãos, se a UE aceitar que existem mínimos ambientais que não são negociáveis, e se a UE aceitar que não as grandes multinacionais a desenhar as políticas da UE, caminha-se no sentido certo. Neste sentido, o modelo social europeu deve servir de referência a essa nova Europa contrária à matriz neoliberal que actualmente faz escola na UE.
É comummente aceite, exceptuando naturalmente os arautos do neoliberalismo, que a inexistência de regras da globalização fomenta as desigualdades e a injustiça social – promovendo em larga medida o capitalismo selvagem. A União Europeia também teria, nesta matéria, uma forte palavra a dizer, já que outras instâncias supranacionais mostram-se incapazes de estabelecer e fazer cumprir essas regras, tanto o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, a Organização Mundial Do Comércio fazem tudo, menos pugnar por uma regulamentação. Não se pode ignorar o seguinte: do caos e da desordem eclodem as desigualdades.
De igual forma, nunca é demais sublinhar a importância de uma regulamentação do fenómeno da globalização, até porque só desta forma se poderá forçar todos os países a jogarem este jogo com as mesmas regras, e acaba-se desta forma com a utilização das injustiças sociais e exploração dos trabalhadores e do ambiente como mais-valia económica. A forma como a China actua nos mercados mundiais é absolutamente inaceitável.
Finalmente, referir também a fragilidade da preponderância dos mercados – e se dúvidas persistem, analise-se atentamente a crise dos mercados financeiros que surgiu no mercado subprime no EUA. A ausência de regras desencadeia episódios desta natureza que mostram a opacidade que é aceite por quase todos. É com este pano de fundo que a política e os políticos têm de recuperar a sua importância – em particular no seio da UE – num mundo que é cada vez mais determinado pelas vontades do mercado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa