Avançar para o conteúdo principal

A crise real

Não obstante a boa notícia que se prende com as contas do défice, a crise real persiste e não dá sinais evidentes de vir a desaparecer nos próximos tempos. Se por um lado, a existência de um défice de 3 porcento dá um forte contributo à credibilidade da economia portuguesa e está em consonância com o exigido por Bruxelas, por outro lado, não se pode escamotear a sufocante crise que se entranhou na vida da esmagadora maioria dos portugueses. A boa notícia do cumprimento desta meta orçamental é, pois, indissociável do contexto em que ela surge. Congratulamo-nos com a boa notícia, mas isso não quer dizer que se possa ignorar a realidade difícil da vida dos portugueses – a crise real com que todos nós, uns mais do que outros, nos confrontamos diariamente. E é com este pano de fundo que importa relembrar e sublinhar essas dificuldades.
Por onde quer que os cidadãos deste país se virem não vêem sinais de outra coisa que não seja de uma crise que se instalou em Portugal. Há demasiados portugueses a viverem na primeira pessoa o drama do desemprego e da ausência de esperanças. Por outro lado, a perda de poder de compra é um facto, também ele, incontornável. Além disso, o país vive num impasse em matéria salarial que tem consequências óbvias ao nível do endividamento das famílias, facto que as torna vulneráveis às crises.
Mais ainda, convém não esquecer a insipiência das reformas levadas a cabo pelo Governo, pelo menos no que diz respeito às reformas essenciais ao desenvolvimento sustentável do país. A Administração Pública continua, e parece que vai continuar indefinidamente, a marcar passo – a ineficiência e o peso da mesma representam um óbice consensual no que diz respeito ao tão almejado e prometido desenvolvimento.
Do mesmo modo, na área da Saúde, a preocupação do Governo tem sido apenas a parcimónia orçamental. E se esta já era uma área débil, é cada vez mais evidente que o caminho será invariavelmente angustiante para quem tiver a necessidade de recorrer aos Serviço Nacional de Saúde. A perda clara de qualidade de vida de muitas populações é um argumento oneroso e irrefutável que sustenta esta tese.
A Justiça quase dispensaria qualquer comentário, mas torna-se impossível não referir a sua morosidade e ineficácia. Se uns advogam a existência de corrupção mais ou menos dissimulada, outros relembram-nos processos infindáveis e intrincados. No meio ficam as vítimas de crimes abjectos que parece viverem num país que se dá relativamente bem com a impunidade. E em matéria de segurança, não haverá muitos portugueses a considerarem normal a torrente de crimes que invadem diariamente a comunicação social. Já para não falar daqueles que são vítimas dessa criminalidade. E se nos quisermos aventurar pelos meandros da educação teríamos matéria para continuarmos a referir incongruências e falhanços sem fim à vista.
Apesar de algumas boas notícias no plano económico, acompanhadas, é certo, por muitas dúvidas e incertezas, não é possível ignorar o facto de haver ainda muito por fazer. Nem tão-pouco podemos esquecer a crise real que afecta a vida de muitos portugueses que vivem na primeira pessoa uma crise que parece interminável. Por conseguinte, espera-se que as boas notícias que surgiram por estes dias representem o princípio de mudanças pelas quais todos ansiamos. Fazer bem, fazer melhor não é apenas uma questão que anda ao sabor ou dissabor da economia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa