Avançar para o conteúdo principal

Enfraquecimento dos partidos políticos


Vários títulos poderiam ter sido utilizados para este texto: deserto político, vazio de ideias, primazia da vulgaridade, etc. De facto, os partidos políticos estão a atravessar um período de acentuada instabilidade, o que agrava o já preocupante distanciamento que se verifica entre políticos e cidadãos. Depois dos lamentáveis episódios no PSD, não se pode estar à espera de uma súbita reconciliação ou re-aproximação entre cidadãos e partidos políticos. Nem tão-pouco terá sido por acaso que nas eleições de Lisboa, muitos eleitores tenham votado em movimentos independentes.

Por um lado, verifica-se uma torrente de momentos infelizes na campanha para as directas do PSD. Quando se designa o seu opositor por “pequeno tirano” está-se a prestar um péssimo serviço ao partido e ao país. São momentos que denotam uma inequívoca irresponsabilidade que não podem ser encarados com ligeireza. Além de episódios desta natureza, não se tem assistido a um verdadeiro debate de ideias entre os dois candidatos à liderança do PSD – a candidatura de Luís Filipe Menezes alterna entre as acusações à actual liderança e a vociferação de meia dúzia de palavras vazias e desprovidas de interesse, reina, pois, o populismo; o candidato Marques Mendes tem evitado a retórica populista e sem nível do seu adversário, mas tem manifestado uma incapacidade para mostrar aos portugueses os seus projectos, e fundamentalmente, tem sido incapaz de mostrar em que é que é diferente do PS.

Mas não se pense que a crise política – crise de ideias, crise de liderança, crise de protagonistas – afecta apenas o PSD, o PS, por exemplo não escapa incólume aos problemas que são transversais a todo o espectro político português. Na verdade, o PSD está numa situação de maior visibilidade, e o facto de se encontrar na oposição não facilita a tarefa do seu líder – não esqueçamos que muita gente nos partidos vive do poder e dos lugares que o poder proporciona. Em rigor, o PS é um partido silencioso que segue cegamente o seu líder e o Governo. O PS é um partido cujas principais referências ou se apagaram ou se resignaram aos ditames oficiais do líder. O PS é hoje um partido incipiente.

Esta conjuntura é manifestamente desfavorável à consolidação da democracia portuguesa. Note-se que os partidos políticos têm uma importância indubitável na vida democrática, e que as suas atribulações afectam inevitavelmente a qualidade da democracia em Portugal. Da mesma forma, o distanciamento que se agrava entre cidadãos e partidos políticos é um sinal que deve ser levado muito a sério pelos próprios partidos políticos.

Ora, existe uma multiplicidade de razões que justificam essa clivagem entre políticos e cidadãos: as animosidades internas, a ausência de figuras de referência no seio dos partidos, as lideranças anódinas ou populistas, o estado do país e a não evolução do mesmo, etc. Seja como for, este é o cenário ideal para um primeiro-ministro que governa sem oposição, conta com a complacência da comunicação social e com a resignação dos portugueses, recorrendo à propaganda barata, e se por algum acaso, as coisas não correm como planeado, então que venha a arrogância e o autoritarismo. Enquanto os partidos políticos não expurgarem a vulgaridade, a demagogia saloia, os insultos, e o mais completo e inexorável vazio de ideias, não contem com os portugueses para o circo em que se está a tornar a política em Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma