Avançar para o conteúdo principal

E novamente a Ibéria


A obtusa questão da Ibéria volta novamente à ordem do dia pela voz de José Saramago, estimado escritor português a residir na ilha espanhola de Lanzarote há 14 anos. O prémio Nobel da literatura faz uma previsão que aponta para o seguinte cenário: Portugal passará a ser mais uma província de Espanha. José Saramago, o profeta, anseia por essa união chamada Ibéria. Mas na verdade, não se tratará propriamente de uma união, mas mais da integração de Portugal por Espanha, ou dito de outra forma o país passaria a ser mais uma província espanhola.

José Saramago terá as suas razões para se sentir ressentido com Portugal, depois de uma miríade de episódios que demonstraram a hipocrisia e o desprezo pela cultura, contudo, isso não justifica esta ideia da Ibéria. Com efeito, José Saramago estará a confundir a profecia com os seus desejos pessoais – ele já manifestou compreender e aceitar o conceito de Ibéria. De qualquer modo, e apesar de todas as razões de queixa que se possa ter do país, dos governantes, das elites ou do povo, a ideia de Portugal se tornar em mais uma província espanhola é inaceitável e pouco crível.

Compreender-se-á que um vasto conjunto de cidadãos se sentem descontentes e que esses descontentamentos aliados às inúmeras dificuldades com que são confrontados fazem com alguns portugueses encarem Espanha como uma espécie de salvador. Aceitar-se-á que estas pessoas apenas almejam melhores condições de vida, mas ideia de Portugal cessar a sua existência como país não seria uma solução para o país, muito pelo contrário – alguns problemas seriam, em tese, resolvidos ou cerceados; mas no lugar destes surgiriam outros como a subalternização, uma identidade caracterizada pela tibieza, a confusão, a ausência do sentimento de pertença, e fundamentalmente a perda do orgulho inefável de se ser cidadão de um país.

Por outro lado, a previsão de José Saramago não faz qualquer sentido na medida em que é inexequível. Portugal é um Estado da União Europeia e Espanha está na mesma situação, são Estados independentes que têm boas relações comerciais e de vizinhança. Apenas isso. Não se pode seriamente equacionar o seguinte cenário: no contexto da União Europeia, um Estado independente como Portugal se sujeitar voluntariamente ou não aos ditames de um país estrangeiro; perdendo desta forma a sua independência, a importância da sua História, a força da sua identidade. Note-se, de resto, que Espanha não será propriamente o exemplo da unidade nacional – neste particular Portugal é um paradigma da unidade nacional. Por conseguinte, a ideia de Ibéria para além de obtusa é de difícil execução ou mesmo inexequível.

Em súmula, percebe-se e aceita-se que Portugal tem um vasto rol de problemas, dos quais sobressaem as dificuldades económicas e o atraso do país. Depois de anos a receber torrentes de dinheiros comunitários, depois de décadas de promessas, depois de uma multiplicidade de governantes sem qualidade e sem brio, e após a persistência inabalável de uma crise que se traduz num grave retrocesso do bem-estar social, aceitam-se as razões do descontentamento. Não se aceita, contudo, a saída mais fácil, mais cómoda, a ideia de Espanha “tomar conta disto”.

Seria curioso ver aqueles que anseiam pela Ibéria e que são os mesmos que têm aqueles rasgos de patriotismo pela selecção nacional de futebol (e de outras modalidades), reagir a um jogo para o campeonato do mundo de futebol – torceriam por Espanha, envergariam as cores espanholas? Cantariam o hino espanhol? Portugal deixaria de competir como país independente. Evoca-se o exemplo futebolístico por ser aquele mais próximo de muitos portugueses, e que representa uma forte demonstração de patriotismo. Talvez pensando neste e noutros exemplos alguns consigam recuperar o discernimento perdido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma