Avançar para o conteúdo principal

As sete maravilhas de Portugal



Não, não se trata de mais um texto sobre monumentos, por muito que estes mereçam umas palavras enaltecendo a riqueza do património português. Trata-se apenas de dissertar sobre as sete maravilhas que caracterizam o país. Deste modo se utiliza ironicamente o conceito do concurso para a eleição das sete maravilhas para criticar assim mordazmente o estado do país. Depois desta pequena introdução, as sete maravilhas de Portugal são:

- A Educação nas suas intermináveis contradições, com a presença assídua do facilitismo disfarçado como sendo consequência inevitável da massificação do ensino. Educação que continua a estar desfasada do desenvolvimento do país. Educação que não reúne consensos, vingando antes os antagonismos fomentados por governantes desprovidos de sensatez.


- A Justiça que perpetua a sua morosidade e ineficácia. Justiça que constitui um obstáculo ao investimento e que contribui para o atraso estrutural do país. Intrincada, afastada dos cidadãos e longe de servir o interesse comum. Malfadada a hora que qualquer cidadão tenha de conhecer de perto o dédalo da Justiça.

- Crise financeira que se arrasta há demasiado tempo e que parece infindável. Esta é uma maravilha que os portugueses conhecem de perto. Foi preciso “apertar o cinto”, agora é preciso paciência. Entretanto a qualidade de vida dos cidadãos deste país conheceu um retrocesso assinalável.


- O “chico-espertismo”, uma característica indissociável deste pequeno país, marca que é transversal a toda a sociedade – desde a fuga aos impostos até à nomeação para um alto cargo da administração pública – partindo do pressuposto que é este o paradigma de todas as governações, e que é, portanto aceitável –, o “chico-espertismo” é uma mais uma maravilha portuguesa.


- A altivez da classe política que olha para o povo como quem olha para a inferioridade, e que graças à sua condição de inferioridade, o povo precisa de ser governado com o autoritarismo que caracteriza os incompetentes. É também por causa desse atestado de menoridade passado ao povo português, que quem está na mó de cima (leia-se no Governo) não necessita de prestar contas aos cidadãos. Apenas o faz, quando o faz, por altura de novas eleições.


- A auto-comiseração de um país que passa o tempo a lamentar a sua triste condição, e paradoxalmente, pouco ou nada faz para sair dela. Um país que se deixa encantar por políticos que prometem o progresso, mas para o conseguirem – se é que o vão conseguir – sacrifica os mais fracos e desprotegidos. Um país que se deixa embalar pelo discurso da inevitabilidade das pseudo-reformas impostas pelo actual Executivo – sem que haja uma inquietação generalizada relativamente a um Governo omnipresente e omnipotente, a menos que, de alguma forma, sejamos atingidos pela infindável arrogância das políticas e da postura deste Executivo.


- E finalmente, mas não menos importante, a maravilha que se chama Saúde. Considerado por todos os políticos como um monstro com custos incomportáveis, mas ao invés de se procurar uma gestão mais eficaz, vende-se ao desbarato aquilo que possa alimentar a gula aos privados. E mais grave: a ausência de humanidade a que se assiste de cada vez que se recorre a um serviço de saúde público começa a ser uma marca indelével da Saúde. Sendo desta forma insofismável a existência de dois tipos de cidadãos – aqueles que podem recorrer a serviços, amiúde, privados de qualidade; e aqueles que são tratados de forma pouco condigna nos inefáveis serviços públicos.

Estas são as sete maravilhas de um Estado-membro da União Europeia que se vai afastando, a passos largos, da restante Europa, e cujos cidadãos vão vendo o seu futuro comprometido e adiado… indubitavelmente adiado. Note-se que a ironia que acompanha este texto é um recurso considerado ignominioso por quem nos governa. Espera-se, por conseguinte, não ferir as susceptibilidades do costume.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa