terça-feira, 25 de outubro de 2016

Há fumo branco em Espanha

Avizinha-se um final para a crise política que assola o país vizinho há longos meses. Sem Pedro Sanchez, o PSOE prepara-se para se abster na investidura do novo governo de Mariano Rajoy. Segundo a comunicação social, Espanha já terá governo no final da semana.
Esta abstenção do PSOE, que, tudo indica, viabilizará o governo do PP de Rajoy, é mais um sinal de desnorte do partido socialista espanhol. Incapaz de encontrar uma solução com outros partidos de esquerda – partidos como o Podemos não terão facilitado a tarefa, diga-se em abono da verdade -, o PSOE está agora numa posição de viabilizar o PP, sem no entanto fazer parte de uma solução política.
Há fumo branco em Espanha no sentido de se ter conseguido chegar a uma aprovação no Parlamento que permite um governo em plenas funções. Todavia a história é negra para o partido socialista espanhol que, à semelhança de outros partidos socialistas europeus, vê o seu espaço de manobra e poder diminuírem a cada dia que passa, muito por culpa dos próprios.

Sem comentários: