Avançar para o conteúdo principal

Lições a retirar da afronta grega

Diz-se por aí que a Grécia nada conseguiu com o acordo da passada sexta-feira. Este pretenso falhanço grego é motivo de regozijo de muitos que torcerem para que a Grécia, que ousou fazer uma escolha considerada radical, fracasse clamorosamente.
Ainda assim, parece-me justo enumerar um conjunto de lições a retirar da afronta grega:
1 - A prevalência de uma incapacidade generalizada no reconhecimento do falhanço da austeridade. Mesmo em relação à dívida pública grega importa lembrar que em 2010 esta era de 133% e em 2014 ultrapassou os 175% (a previsão da troika apontava inicialmente para 144%).
2 - A hegemonia da Alemanha nunca foi tão clara e quem desafia o poder alemão é esmagado. Esse referido poder consolida-se à custa da pusilanimidade do resto das lideranças políticas europeias.
3 - As lideranças políticas mais pífias das últimas décadas são acompanhadas pela ilusão de uma Europa de instituições que na prática são esvaziadas de qualquer poder - o que se tornou evidente com as declarações de Jean Claude Junker que, mais uma vez, não têm qualquer consequência. Na Europa, Zona Euro e União Europeia, só existe a Alemanha, o resto é história, pusilanimidade e hipocrisia.
4 - O desafio da Grécia era e continua a ser incomensurável, sendo a probabilidade de sucesso mínima. Uma situação que se agrava naturalmente com o isolamento absoluto a que a Grécia foi sujeita, consequência também da tibieza das restantes lideranças políticas. Assim como convém relembrar que, no passado, quando as lideranças europeias foram pífias e associadas à hegemonia de um país, o desfecho foi sempre desastroso.
5 - A Grécia conseguiu tempo e pouco mais. Tempo para arrumar a casa e consolidar a possibilidade de ver o seu isolamento mitigado com uma possível reconfiguração política em alguns Estados-membros, designadamente em Espanha.
6 - A estupidez não conhece, de facto, limites e não se cinge apenas a algumas lideranças políticas. A própria Alemanha parece padecer desse mal. Em última instância, a Grécia sairá do Euro e a estupidez reside em não se dar a devida importância às implicações geo-estratégicas dessa saída; uma saída que acarretará consequências que ultrapassam em muito as questões económicas e financeiras.
7 - Paralelamente, existem povos que simplesmente não aceitam a submissão, a subserviência e a escravatura. A Grécia escolheu uma solução política que procura defender os interesses dos cidadãos gregos em oposição às soluções do costume. Uma opção que, estranhamente, inquieta tantos. Sublinhe-se que o anterior Governo de Samaras tinha-se comprometido com mais austeridade já para este mês de Fevereiro, designadamente através de cortes nas pensões e aumento do IVA. Para saber mais sobre as vitórias e concessões do Governo Grego ver artigo de Francisco Louçã.

8 - Finalmente, a lição que mais directamente nos diz respeito: a verdadeira natureza do Governo português que não conhece limites para sobreviver, comportando-se de forma semelhante a um animal acossado e moribundo que ainda mantém uma réstia de força e de esperança em sobreviver. Esta postura apenas vem confirmar aquilo que já se sabia: Passos Coelho tudo fará para sobreviver, não existindo quaisquer limites. Deste modo, os interesses dos cidadãos são qualquer coisa de somenos e os limites à estupidez não existem na actuação do Executivo de Passos Coelho, sobretudo com a incapacidade de perceber que ninguém apreciou a aproximação excessiva à Alemanha - num exercício da subserviência mais bacoca. Não há limites para a pequenez e para a mediocridade. Em suma, nem se conserva o mínimo respeito por si próprio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma