sexta-feira, 9 de maio de 2014

Período difícil


Se considerávamos estar a passar por um período difícil, o que dizer agora que entramos em campanha eleitoral? A campanha eleitoral para as eleições europeias ainda não começou oficialmente, mas o Governo começou a sua campanha no dia em que o primeiro-ministro anunciou a "saída limpa". Não sei se haverá estômagos que aguentem a multiplicidade de discursos caracterízados pela propaganda mais desbragada.

Os discursos dos membros do Governo são invariavelmente simplistas: o "outro" trouxe-nos até ao resgate; nós conseguimos resolver o problema. É evidente que nem uma, nem outra correspondem à verdade. Mas vale tudo no sentido de conter a desgraça eleitoral que ainda pode acontecer. PSD e CDS procuram recuperar terreno perdido para que os custos não sejam consideravelmente elevados.
É também evidente que fora dos discursos, sobretudo dos partidos do arco do poder, fica a Europa propriamente dita. Não deixa de ser paradoxal as eleições europeias servirem para tudo, menos para discutir a UE propriamente dita.

Sem comentários: