quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A reeleição

Barack Obama voltou a fazer história, conseguindo a reeleição, deixando a ideia de que "o melhor ainda está para vir". Assim esperamos. Esperam naturalmente os Americanos, mas também espera o resto do mundo.
De um modo geral, é possível esperar que o melhor ainda está mesmo para vir, tendo em consideração que se trata do segundo mandato do Presidente Obama, sem perspectivas de reeleição e com maioria democrata no senado.
A reeleição de Obama poderá ser o primeiro passo para as mudanças que ficaram por cumprir. Será porventura neste segundo mandato que as condições para a verdadeira mudança, em matéria de política internacional e economia, sejam reunidas.
Não deixa de ser interessante verificar que Obama consegue a reeleição num contexto económico adverso, designadamente no que diz respeito ao crescimento económico débil e à taxa de desemprego considerável. Ainda assim, Obama conseguiu a reeleição.
De resto, a notícia é positiva para o resto do mundo e derrotado só mesmo o partido Republicano que, apesar das condições económicas adversas, esteve ainda assim longe de conseguir que o seu candidato conseguisse derrotar o Presidente e candidato Barack Obama.

Sem comentários: