quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Chantagem

Como a visita de Angela Merkel à Grécia mostrou, a chantagem em torno da manutenção da Grécia e de outros países no Euro continua a ser a pedra angular das relações entre a Alemanha e os países sob "assistência" financeira.
Em visita ao protectorado, e perante manifestações de desagrado dos Gregos, a Chanceler voltou a frisar a vontade de que a Grécia se mantenha no Euro, para tal o país terá de continuar a senda de retrocesso - décadas de retrocesso. Caso contrário, a porta de saída está ao dispor dos não cumpridores.
Estas formas de chantagem, esta presunção de superioridade, este menosprezo pelos povos do Sul, esta voracidade do sistema financeiro cada vez mais indissociável dos agentes políticos, este domínio de uma ideologia predadora acaba por condenar o projecto europeu.
Fernando Pessoa dizia "Temos ruínas romanas e ideias gregas". Muito devemos à Grécia, contrariamente ao que nos querem fazer crer, contrariamente ao que líderes irresponsáveis e comprometidos com interesses que em nada estão relacionados com o interesse comum.

Sem comentários: