segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eleições em França

François Hollande, candidato socialista, venceu a primeira volta das eleições presidenciais francesas e, segundo algumas sondagens, Hollande está bem posicionado para vencer a segunda volta marcada para dia 6 de Maio.
Questiona-se agora que mudanças poderão ocorrer na Europa depois da derrota de Sarkozy, designadamente que mudanças poderão ter lugar no âmbito do eixo franco-alemão. É inquestionável que estas semanas até ao próximo acto eleitoral poderão dar novas pistas sobre o assunto.
Apesar de Hollande nem sempre ser suficientemente claro nas suas intenções, sempre pareceu resoluto relativamente à questão do directório franco-alemão, mostrando não querer alinhar com Angela Merkel, como Sarkozy.
A concretizar-se a vitória de Hollande, o seu eventual afastamento de Merkel é indubitavelmente uma boa notícia para a Europa. Infelizmente, mesmo que Hollande, vença as eleições são mais as dúvidas do que as certezas. Seja como for, a vitória de Hollande constitui uma boa notícia, apesar dessas dúvidas, para aqueles que almejar uma inversão de políticas na Europa.

1 comentário:

Fernando Lopes disse...

É mais um para a "abstenção violenta". Ou como dizia a minha avó, "Confio tanto nele como na primeira camisa que vesti".