Avançar para o conteúdo principal

"Não vale a pena"

Os juros da dívida pública portuguesa têm dominado a comunicação social, com especial ênfase no dia de ontem em que foi ultrapassada a barreira dos 7%. O Presidente da República insurge-se contra quem crítica os mercados, ou seja, as suas escassas e incipientes intervenções deram ontem lugar à crítica a quem critica os mercados. Não vale a pena, diz o Presidente da República. Tem sido a ideia do "não vale a pena" a dominar o país e a arrastá-lo para uma situação de grandes dificuldades. A cultura da resignação é um verdadeiro óbice nacional.
Além do mais, não serão essas críticas a fazer uma grande diferença, mas a discussão, o debate e a troca de ideias, seja sobre os mercados sobre qualquer outro aspecto da vida política, económica ou social, devem ser impulsionados e não o contrário. Veja-se, por exemplo, o comportamento da Alemanha. Será suposto os Portugueses, Italianos, Irlandeses, Espanhóis e Gregos acatarem pacificamente tudo o que a Alemanha tenta impor?
A Chanceler Alemã errou quando não quis responder atempadamente à crise grega, prejudicando a Zona Euro, em particular os países periféricos e continua a prejudicá-los com a ideia de passarem a ser os investidores a suportar uma parte dos custos das falências dos Estados da Zona Euro. Será esta a altura certa para se fazer uma proposta desta natureza? Não poderá ser ruinoso para os países periféricos? A reacção dos sagrados mercados foi de penalizar ainda mais os juros da dívida pública.
Dir-se-á que os países penalizados têm culpas no cartório. É verdade. Mas alguém acredita que o Euro é viável num contexto em que os Estados mais fortes fogem à responsabilidade de prestar auxílio aos Estados mais fragilizados? Estamos longe do federalismo semelhante ao norte-americano em que um estado pode falir sem que isso incomode os sagrados mercados - o Estado federal está lá para prestar auxílio. Estamos cada vez mais longe disso.
Paralelamente, importa não esquecer os princípios basilares da União Europeia, entre eles o princípio da solidariedade - conceito desconhecido para uma Alemanha de memória curta. Contrariamente à ideia de que a Alemanha é constantemente prejudicada por ser um dos principais países a contribuir para o Orçamento europeu, a Alemanha também tem sido uma das principais beneficiadas com uma moeda construída à sua medida e com um banco central feito à sua imagem.
A irracionalidade e voracidade dos mercados são passíveis de serem criticados; a atitude da Alemanha é passível de ser criticada. Nunca foi a resignação a contribuir para o desenvolvimento dos países. E não chega aquela velha máxima de que basta o trabalho em detrimento do pensar, discutir, debater os assuntos. As opiniões do Sr. Presidente da República são mais um sinal do que está profundamente errado com o nosso país. Todavia, continuamos a insistir no erro, um erro que teremos de suportar durante mais um mandato.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa