Avançar para o conteúdo principal

Ataques às democracias

Os recentes julgamentos de agências de rating de duvidosa competência sobre as contas de vários países Europeus é um verdadeiro ataque à democracia. Os pareceres destas entidades externas condicionam sobremaneira a soberania dos países. O ataque visa a fragilização da zona euro e da moeda única através de ataques concertados às economias consideradas mais frágeis da eurolândia. Grécia, Portugal e Espanha têm sido os países mais visados.

Importa referir que os países têm perdido paulatinamente instrumentos de intervenção económica - acontece num contexto de economias abertas e no seio da União Europeia. Essa realidade tem posto em causa a soberania dos países na medida em que já não é o povo a tomar as decisões através de representantes eleitos democraticamente, mas são os mercados a tomarem essas mesmas decisões de acordo com os seus interesses.

Também é evidente que Portugal perdeu soberania consequência da sua condição de Estado-membro da UE e de partilhar uma moeda única. No entanto, essa perda de soberania, designadamente através da aplicação de políticas económico-monetárias da zona euro, seria um preço a pagar pela adopção de uma moeda forte que visava a melhoria da economia europeia e dos seus cidadãos. Infelizmente, a zona euro não estava preparada para ataques como aqueles que têm sido perpetrados nos últimos meses e não haverá outra solução que não passe pela revisão das políticas económicas da zona euro. Além disso, vários países europeus, com a Alemanha à cabeça, mostram-se pouco interessados subscrever a solidariedade que faz parte integrante da fundação desta aventura que agora tem a designação de União Europeia. Mais uma vez se verifica que a Europa é coxa - dedicou-se à união económica e monetária, descurando a união política.

No cômputo geral, a perda de instrumentos dos Estados soberanos em prol de um objectivo comum como a União Europeia faz todo o sentido, isto porque apesar da união política ser ainda uma miragem, a política em si não está arredada das decisões tomadas. Infelizmente é precisamente isso que acontece com a globalização feroz que continua o seu recrudescimento apesar da grave crise dos últimos anos. Ao serem os mercados, designadamente agências de rating ou multinacionais a tomarem ou influenciarem decisões que outrora faziam parte da competência dos Estados é um grave atentado à soberania dos povos e, por inerência, um grave atentado às democracias.

O que se tem passado nos últimos meses é um exemplo dessa ingerência atroz. Não se pode seriamente pensar que estes atentados às democracias vão continuar sem resposta. O enfraquecimento da política em favor dos mercados e a economia vista como um fim em si mesmo é um retrocesso para os cidadãos; retrocesso esse que degenera na deterioração do bem-estar social e que culminará com a destruição da coesão social. Por cá, como é hábito, esta discussão não tem lugar. E embora agora seja tempo para agir, vivemos há décadas a assistir serenamente a estas mudanças sem nunca ter uma palavra a dizer sobre as mesmas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa