Avançar para o conteúdo principal

Lei da rolha e coerência

A falta de coerência de alguma classe política é profundamente confrangedora. Do congresso do PSD saiu uma norma que prevê sanções para quem criticar o partido nos dois meses anteriores a eleições. A proposta foi avançada por Pedro Santana Lopes e contou com a oposição manifestada por todos os candidatos à liderança do partido. A coerência da ainda presidente do partido caiu por terra quando relativamente a este cerceamento de liberdades fundamentais avança com uma frase lacónica: "Acho muito bem".

Com efeito, Ferreira Leite tem-se vangloriado, e com razão, de ter sido muito directa, antes das eleições, quer quanto ao estado periclitante das contas públicas, quer no que diz respeito às limitações a liberdades fundamentais - a famosa "Asfixia Democrática". Mas Ferreira Leite tendo razão nas muitas críticas que fez ao Governo de José Sócrates, perde também legitimidade quando abdica da coerência, e fê-lo na Madeira, ao considerar a Madeira um exemplo de democracia e voltou a fazê-lo agora ao considerar que um partido político pode impor limites à liberdade de expressão. Esta ausência de coerência acaba por dar mais um contributo para a imagem degradada da classe política.

Certamente que Manuela Ferreira Leite se questionou sobre as razões que levaram à derrota do seu partido nas eleições legislativas. Em retrospectiva seria profícuo que na análise a essa derrota, Ferreira Leite não se esquecesse da sua incomensurável falta de coerência, designadamente na sua deslocação à Madeira.

O PSD sai a perder deste congresso e abdica de um dos seus trunfos. Ora, se o partido utiliza como argumento contra o Governo, a contribuição do primeiro-ministro para o controlo da comunicação social, como é que agora vai encontrar legitimidade para usar essa linha de argumentação quando no seu próprio partido impera a lei da rolha? Há quem ainda não tenha percebido ou não queira perceber que uma das razões que levam tantos portugueses a ter uma má imagem dos partidos políticos é precisamente o facto da classe política pôr os interesses partidários e pessoais acima dos interesses do país. A democracia - regime sem o qual não existiriam partidos como o PSD - não se coaduna com quaisquer cerceamentos de liberdades.

Esta norma que saiu do congresso é, em última análise, pouco coerente com a própria história do partido, designadamente com a sua fundação e com os difíceis anos subsequentes. Recorde-se que Francisco Sá Carneiro advogava com particular vigor a importância das liberdades, isto num período, subsequente ao 25 de Abril, em que, paradoxalmente, essas liberdades não eram de todo um dado adquirido. O fundador do partido defendia que sem liberdades fundamentais e sem democracia não haveria desenvolvimento do país. Assim, não deixa de ser curioso que quem tanto se recorda de Sá Carneiro seja o primeiro a não ser coerente com o fundador do partido.

Mesmo se tratando de uma norma interna que só se aplica naturalmente ao partido, é difícil de aceitar que se coloquem limitações à liberdade de expressão. Além do mais, a inexistência de críticas inviabiliza seguramente o próprio debate interno que é, diga-se em abono da verdade, muito pobre. De facto, as críticas são invariavelmente consideradas negativas - um sinal da nossa imaturidade democrática? Em democracia, as críticas menos construtivas são refutadas, são discutidas, mas não são eliminadas.

Enquanto se continuar a ter uma visão tão pobre do funcionamento da democracia e dos próprios partidos políticos, o desenvolvimento e o progresso serão meras miragens. Não se conhecem sociedades desenvolvidas e que garantam um bem-estar social aos seus cidadãos que enveredem pelo caminho do cerceamento de liberdades. A criatividade e a inovação proliferam em regimes livres, onde a troca de ideias e a existência de críticas são banais. Infelizmente, há quem considere que vale tudo para ganhar eleições. De um modo geral, podemos estar certos do seguinte: os partidos políticos não vão sair do marasmo em que se encontram seguindo o caminho que PSD seguiu no seu último congresso. Felizmente, os candidatos à presidência do partido foram acérrimos críticos dessa escolha, o que ainda nos deixa, a nós cidadãos, esperançosos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa