Avançar para o conteúdo principal

Resultados das autárquicas

As autárquicas finalizam um período de três actos eleitorais em poucos meses. Quanto aos resultados surgiram algumas surpresas agradáveis como o caso de Felgueiras, mas muito se manteve na mesma. Lisboa e Porto ficaram nas mãos daqueles que já se previa que ficariam e PS e PSD discutem quem venceu verdadeiramente estas eleições enquanto os restantes partidos tentam esconder as suas perdas ou a sua insignificância a nível local.

Os resultados também mostram um país pouco disposto a mudar, e, em alguns casos ainda agarrado ao passado, sem capacidade de olhar para o futuro das suas terras. Outros continuam a ver o seu discernimento toldado por cegueira partidária e ideológica. E noutros casos ainda, os resultados denunciam um largo número de cidadãos que relativizam as decisões dos tribunais, manifestando um desprezo assinalável pelo próprio Estado de Direito.

No cômputo geral, não há muito mais a dizer de umas eleições que foram ofuscadas pelos resultados das legislativas e em que esteve fora da campanha eleitoral assuntos como a própria organização e poderes das autarquias - às quais cada vez se exige mais intervenção, mas com instrumentos obsoletos para atingir os fins que se exige.

No caso do concelho onde a autora deste blogue reside - concelho do Seixal - não há muito a dizer. Apenas que fica tudo na mesma. Uma autarquia que denota um desprezo abjecto pela zona histórica, uma autarquia incompetente (perderam-se fundos comunitários por manifesta incompetência), uma autarquia incapaz de atrair investimento para o concelho e ineficiente no combate a uma criminalidade crescente e um autarca que nunca explicou taxativamente o pagamento de serviços a dois advogados que ascende a quase meio milhão de euros. Aparentemente, nada disto teve qualquer impacto num concelho de costas voltadas para o desenvolvimento. O que realmente conta é a cor partidária que degenera numa cegueira colectiva. Assim vai este concelho, há décadas. Isto apesar de outros concelhos terem mostrado nestas eleições a vontade de mudar. A CDU perdeu Beja, Sines, Marinha Grande, entre outros.

Comentários

on disse…
"Há sempre duas formas distintas e antagónicas de se ver uma mesma questão. Nós limitamo-nos a escolher a que mais nos convém."

E a razão pode decidir entre as duas hipoteses, escolhendo uma indiscutivelmente melhor do que a outra, ou as coisas são um pouco mais complexas do que isso?

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma