Avançar para o conteúdo principal

Razões para não votar no PS

Embora seja recorrente enumerar as razões que justificam ou não um determinado sentido de voto, e apesar das sondagens serem animadoras para o PS, não resisto em fazer um pequeno exercício de enumeração das razões que estão subjacentes a uma recusa em votar no partido do Governo. Assim, o meu voto não será no PS pelas seguintes razões:

Em primeiro lugar, o modelo de desenvolvimento económico e social seguido pelo governo tem vindo a empobrecer o país - o país está longe de conseguir criar riqueza e o actual governo alimentou um país estagnado, esmorecido e sem capacidade de atrair e manter investimento nacional e estrangeiro. A proposta do PS é clara: tudo se resolve com obras públicas porque é esta a concepção de investimento público que o governo tem, e com a distribuição de benesses aqui e ali, muito bempropagandeadas . A equação é, afinal, muito simples: mantém-se uma larga franja da população pobre, alimentada artificialmente e a prazo por subsídios, sem se criar as condições para reduzir efectivamente a pobreza. A palavra endividamento nem sequer faz parte do léxico do Executivo de José Sócrates.

Em segundo lugar, a concepção que este governo tem do Estado é inquietante. É certo que nenhum governo resiste em instrumentalizar e moldar o Estado à sua maneira, mas este governo deu um passo à frente nesse sentido, criando um ambiente de subserviência do cidadão e das empresas face ao Estado. Com efeito, nunca foram explicadas as adjudicações sem concurso levadas a cabo por um governo que tem todo o interesse em manter e, se for possível, aumentar a dependência de uma larga maioria de cidadãos relativamente ao Estado. O país e o Estado confundem-se e essa é uma marca que este Governo deixa.

Paralelamente, em áreas como a educação, os problemas criados pelo actual Executivo vão para além dos antagonismos criados em torno dos professores. A filosofia do Ministério da Educação, impregnada de teorias de inclusão a qualquer custo, mais não são do que mais uma sinal damediocridade deste governo que acredita que é por distribuir computadores, reduzir o grau de exigência e promover o laxismo que se melhora a educação.

Outra razão que justifica a crítica ao PS prende-se com o estado da justiça em Portugal. Em mais de quatro anos, os cidadãos continuam a ter dificuldades em lidar com uma justiça morosa e ineficaz, um verdadeiro óbice à livre expressão dos direitos dos cidadãos e um elemento que afasta o investimento. Em matéria de segurança, e com a apressada entrada em vigor do novo código do processo penal, algumas zonas do país transformaram-se em verdadeiras selvas urbanas. A inércia no que diz respeito à luta contra a corrupção indicia a pior das intenções.

É possível ainda enumerar o peso e ineficácia da Administração Pública, as incongruências na área da saúde, o caos urbanístico que não pode ser apenas imputado ao poder local, a desburocratização tentada, mas cujos resultados ficam aquém do que seria necessário.

É claro que existem alguns sucessos, embora relativos. Conseguiu-se assegurar a sustentabilidade da segurança social, graças a redução de reformas e aumento da idade de reforma; reduziu-se o défice, à custa de aumento de impostos, mas infelizmente o défice disparou para níveis assustadores, consequência da previsível redução de receita e aumento de despesa. Em bom rigor, é importante referir que a aposta do Governo nas energias renováveis é meritória.

Importa ainda referir que o primeiro-ministro nunca se mostrou confortável com as liberdades, e passou essa ideia, inadvertidamente ou não, aos seus seguidores que foram amiúde mais "papistas do que o Papa". Generalizou-se o sentimento de que o país vivia uma espécie declaustrofobia democrática. Hoje assiste-se à metamorfose de primeiro-ministro, a tolerância, passou a ser uma das características mais destacadas do primeiro-ministro. Em síntese, José Sócrates não contribuiu para a consolidação da democracia portuguesa.

No cômputo geral, a mediocridade deste governo não encontra paralelo, mesmo no desolador caso do PSD. Não é por se disfarçar a mediocridade, com artifícios propagandísticos que ela deixa de ser mediocridade.

Comentários

Concordo na generalidade. Vivemos hoje num país realmente mais pobre e cujas instituições são mais ineficazes e menos credíveis. Concordo que este governo exagera na política do subsídio, cuja expressão mais absurda e gritante foi o anúncio da criação de uma conta bancária com 200 euros para cada criança que nasça. Os problemas concretos e estruturais estão longe de resolução. Sei, contudo, que enquanto não forem alteradas determinadas prerrogativas de adesão à UE dificilmente qualquer governo, seja da esquerda, do centro ou da direita, será capaz de fazer algo verdadeiramente estrutural e que potencie o desenvolvimento. De notar que 75 por cento da legislação portuguesa provém de Bruxelas, e que vivemos num mercado comum a 27 que nos impõe quotas de produção, chegando ao paradoxo de recebermos fundos para não produzirmos, fundos esses sempre mal aplicados. Hoje, somos um país menos soberano e mais provincial do que nacional. De qualquer forma, também não votarei no PS que considero ser um campeão da propaganda. Fazes muito bem em referir a absurdidade das adjudicações sem concurso, nomeadamente no caso promíscuo do terminal de contentores de Alcântara e do sr Jorge Coelho, distinto dirigente do PS e administrador emprestado à Mota-Engil. Um governo capaz destas promiscuidades não traz futuro a Portugal. Por isso, desde já lhe digo, votarei CDS.

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa