Avançar para o conteúdo principal

Falsos recibos verdes no Estado

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública alertou para o facto de trabalhadores a recibos verdes da Administração Pública estarem a ser dispensados pela mesma Administração que os usou, por vezes durante décadas. Aliás, a existência de falsos recibos verdes devia ser parte integrante do combate que o Governo prometeu fazer à precariedade, mas quando o problema começa em casa e o Estado denota incapacidades e pouca vontade para alterar essas situações, o exemplo que é dado para a sociedade não podia ser pior.
O Governo já veio refutar o alerta dado pelo sindicato, sublinhando que há menos 30 por cento de trabalhadores a recibo verde desde 2005 e que o Estado e autarquias têm feito "um esforço muito sério para combater este fenómeno". Resta saber se esse esforço não vai resultar no afastamento de funcionários da Administração Pública. Com efeito, para quem vive obcecado com números o simples afastamento de trabalhadores da Função Pública que deixam assim de entrar para as estatísticas pode ser equacionado e até executado.
O problema dos recibos verdes no Estado, designadamente dos falsos recibos verdes, ganha contornos de profunda injustiça e serve para promover más práticas fora do Estado. Aliás, o Governo perde a legitimidade de fazer um discurso em que destaca o combate aos recibos verdes e ao trabalho precário quando aceita que no seu seio essas práticas sejam recorrentes.
Paralelamente, há a questão do mínimo de respeito pelos cidadãos e também por aqueles cidadãos que trabalham para o Estado. É inaceitável que um trabalhador que esteja há anos a falsos recibos verdes, cumprindo um horário e trabalhando à semelhança de outros trabalhadores que não estão em situação de precariedade, seja posto na rua e substituído por empresas privadas. A argumentação dos membros do Governo é, de resto, caricata: há que fazer a destrinça entre os bons funcionários e os menos bons, isto porque a Função Pública quer os melhores no seu seio. Ora, será que está linha de argumentação se aplica a quem está há três, cinco, dez, ou mais anos numa situação de abjecta precariedade? E será que são necessários três, cinco ou dez anos para perceber as qualidades e competências de um trabalhador? Ou será que esses trabalhadores só reuniam as condições necessárias para desempenhar determinadas funções quando estavam a trabalhar num contexto de falsos recibos verdes?
O Governo e as autarquias estão a fazer "um esforço muito sério para combater este fenómeno". Apetece dizer que esse "esforço" raia a hipocrisia quando o que se pretende é colocar em situação de despedimento quem já deu tanto ao Estado, e a troco do quê? A troco da ausência de protecção social e depois da dispensa. Ao Governo não chega falar invariavelmente em intenções, nem tão-pouco é admissível que se continue a ceder à tentação de governar em função de números.
De um modo geral, estas notícias de possíveis despedimentos de trabalhadores a recibos verdes na Função Pública e da incomensurável injustiça que recai sobre esses trabalhadores, pondo em clara evidência o facto do Estado estar longe de ser "uma pessoa de bem", nesta matéria como noutras, não pode ser aceitável. Há responsabilidades políticas que não podem cair no esquecimento, em particular daqueles que congeminam e executam políticas sistemáticas de dois pesos e duas medidas em que dão a maior relevância a estudos e pareceres que custam centenas de milhares de euros, muitos dos quais que não conhecem mais do que o fundo de uma gaveta e que, simultaneamente, desprezam cidadãs e cidadãos que contribuem com o seu trabalho para a construção e progresso deste país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma