quarta-feira, 8 de abril de 2009

Berlusconi no seu melhor

Silvio Berlusconi voltou a dar um ar da sua graça num momento difícil para os italianos. Desta vez o primeiro-ministro italiano sugere aos italianos que encarem a situação como se estivessem a passar "um fim-de-semana num parque de campismo". Relembre-se que Silvio Berlusconi tem um vasto currículo de frases polémicas, quer em relação à política interna, quer em relação à política externa. Todavia, o contexto no qual o primeiro-ministro italiano proferiu esta frase polémica é particularmente difícil para os italianos. Depois do sismo que deixou a cidade de L'Aquila devastada e quando ainda se contabiliza o número de vítimas, o primeiro-ministro italiano não mediu, como parece ser habitual, o impacto das suas palavras.

Dir-se-á que o primeiro-ministro italiano tentou acalmar os seus cidadãos, dando um toque mais suave ao seu discurso. Mas não deixa de ser incrível que nem perante uma tragédia,o primeiro-ministro italiano faça uma selecção daquilo que vai dizer. Silvio Berlusconi não se coíbe de cair no ridículo, mas desta vez foi longe de mais, demonstrando até alguma insensibilidade perante uma tragédia de dimensões assustadoras.

As democracias têm destas coisas, a escolha é do povo e, por conseguinte, o primeiro-ministro italiano, critique-se ou não o seu comportamento, tem a legitimidade do voto popular. Não deixamos, porém, de pensar o quão erradas podem ser essas mesmas escolhas.

Notícia Público online: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1373274&idCanal=11

Sem comentários: