sexta-feira, 24 de outubro de 2008

New York Times apoia Obama

Barack Obama não cessa de reunir apoios para a sua candidatura à Casa Branca. Desta vez foi o jornal New York Times a explanar sobre razões que justificam a escolha em Obama. Nos EUA é habitual a imprensa ser mais propensa a apoiar um partido ou outro, por muito que isso nos provoque alguma confusão. Em Portugal seria impensável vermos um jornal apoiar declaradamente um candidato a um cargo político.

A poucos dias das eleições, Obama consegue assim mais um apoio que, apesar de não ser determinante, não deixa de ser mais um apoio importante, em particular devido às justificações que o jornal dá para esse apoio. Desde logo, o New York Times (NYT) considera que Obama como sendo uma escolha fácil. e lista uma multiplicidade de razões que justificam a escolha de Obama.

Na semana passada foi a vez do ex-Secretario de Estado, Colin Powel, ter afirmado publicamente que apoiava o candidato democrata à Casa Branca. Mais uma vez repito que estes apoios não serão seguramente determinantes, mas não deixam também de ser mais um sinal de que os EUA encontram-se, neste momento, num dilema: ou mudam, escolhendo Barack Obama, ou ao invés, escolhem um candidato que pode não significar exactamente a continuidade das políticas do ainda Presidente Bush, mas não deixa de ser,inequivocamente, uma escolha virada para o passado - um retrocesso.

Dia 4 saberemos qual a escolha do povo Americano - se olham para o passado, ou para futuro. Tudo parece indicar que Obama vai ser o próximo Presidente dos EUA, mas não é preciso recuar muito para recordar que as sondagens podem estar longe da realidade. Seja como for, os Estados Unidos e, claro, o mundo aguardam ansiosamente pelos resultados das eleições de Novembro. Há uma vontade muito generalizada de virar a página, e é precisamente isso que Obama representa.

Sem comentários: