Avançar para o conteúdo principal

A complexidade das eleições americanas

A complexidade das eleições americanas não se prende apenas com o processo eleitoral propriamente dito, que apresenta significas diferenças relativamente ao nosso, mas está essencialmente relacionada com a dificuldade que nós, europeus, temos no entendimento do próprio eleitorado americano. Sendo óbvio que toda a generalização é abusiva, não deixa de ser difícil de compreender como é possível que tantos americanos tenham como intenção votar no ticket McCain/Palin.
As últimas sondagens, pós Convenção Republicana, mostram uma ligeira recuperação da candidatura de McCain. A razão que parece justificar essa ligeira recuperação está na escolha do candidato republicano para a Vice-Presidência. Sarah Palin que, num primeiro momento e aos olhos de muitos comentadores, incluindo a autora deste blogue, parecia ter sido mais um erro de casting do que uma boa aposta, tem-se revelado, pelo contrário, na catapulta da candidatura de McCain.
Com efeito, Sarah Palin ostenta orgulhosamente os seus ideais ultraconservadores e muitos americanos identificam-se com esses mesmos ideais, mesmo que isso represente um regresso ao discurso bélico e obtusidade que tem caracterizado a última Administração americana. Isto já para não falar do conservadorismo em matéria de valores que, em muitos aspectos, nos remetem para o passado, raiando mesmo o obscurantismo.
Para se compreender as eleições americanas que se aproximam é imperativo perceber que não existe apenas um país com uma realidade mais ou menos uniforme. De facto existem muitas Américas e é essa complexidade que oblitera a nossa visão dos EUA e torna difícil de compreender como é que os americanos, ou parte deles, insistam em cometer os mesmos erros do passado. Se McCain tinha-se mostrado, apesar de tudo, diferente de Bush; Palin tem mostrado ser muito parecida com o ainda Presidente americano. Aliás, não terá sido por acaso que McCain escolheu esta desconhecida Governadora do Alasca para sua Vice – era decisivo apelar à ala mais à direita do partido.
Tudo se torna ainda mais complexo de perceber, apesar da noção fundamental das várias realidades que fazem parte deste país, quando a Administração Bush foi responsável por um retrocesso assinalável do país em vários domínios – o erro crasso que constitui a guerra do Iraque, o falhanço cada vez mais evidente no Afeganistão, o enfraquecimento da influência e da própria acção dos EUA no mundo e o retrocesso do bem-estar de uma vasta maioria de americanos. E é aqui que tudo se torna mais complicado: os americanos estão ainda longe de recuperar de uma crise que abalou inexoravelmente a sua confiança e que teve consequências óbvias nas suas vidas. Logo, é difícil de conceber que este povo apoie o candidato que está mais próximo das políticas do actual presidente, ao invés de apoiar unilateralmente o candidato democrata.
Seria, aliás, expectável que Barack Obama, candidato democrata, tivesse já ganho terreno frente ao seu opositor republicano. Até ao aparecimento de Sarah Palin, Obama estava a distanciar-se de John McCain, mas a situação inverteu-se, apesar de ligeiramente.
Neste blogue já se tinha avançado a ideia de que o dream ticket, composto por Barack Obama e de Hillary Clinton seria um passo decisivo para a vitória do Partido Democrata nestas eleições. Não foi esse o caminho seguido por Obama e resta saber se essa sua decisão não lhe será fatal. Não deixa, contudo, de ser curioso verificar que alguns apoiantes de Clinton estarão a passar para o lado de Palin, isto embora as duas candidatas tenham muito pouco ou nada a ver uma com a outra. Mais uma das inúmeras incoerências que corroboram a tese da complexidade do eleitorado americano. Compreenda-se que, para se perceber o eleitorado americano, são necessárias também várias análises, tantas quantas são as realidades díspares que se verificam neste país.
Tudo somado, percebe-se que a vida do candidato democrata não está fácil. Mas nem tudo será fácil também para o ticket republicano – John McCain parece ter-se eclipsado perante Sarah Palin, e a candidata à Vice-Presidência americana do lado republicano mostrou toda a sua inexperiência e muita ignorância na recente entrevista que deu. Espera-se, assim, que a generalidade dos americanos dê mais importância à mudança que Obama advoga, do que perpetuação de uma política que interna e externamente se mostrou ser completamente falhada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma