Avançar para o conteúdo principal

O regresso da Guerra Fria?

O inefável Presidente venezuelano, Hugo Chávez, convidou a Rússia a instalar bases militares na Venezuela. O convite foi feito na reunião entre os dois chefes de Estado – Hugo Chávez e Dmitri Medvedev –, em Moscovo. O convite vem no seguimento da recusa russa sobre a instalação de um escudo anti-míssil americano na República Checa e na Polónia.
O Presidente venezuelano revela uma enorme propensão para a asneira e tem manifestas dificuldades em conter a retórica irascível que tanto agrada a uma determinada esquerda. Regozijam-se os eternos “inimigos” dos EUA que vêem em Hugo Chávez uma espécie de paladino da luta contra o imperialismo. Depois do fim da União Soviética, do afastamento de Fidel Castro, da mistura insólita de capitalismo selvagem com ortodoxia comunista na China, dos sucessos relativos em matéria económica de países da América do Sul como o caso do Brasil e do Chile que se afastaram de ideologias anacrónicas, resta apenas Chávez para gáudio de uma certa esquerda.
Quanto ao convite de Chávez não há muito a acrescentar. O Presidente Venezuelano está no seu direito de convidar quem bem entenda para ocupar o seu território com mísseis, também está no seu direito trazer à colação reminiscências da Guerra Fria, com a famigerada crise dos mísseis em Cuba. Quanto à assertividade destas posições, essa parece-me inexistente. É sobejamente conhecida a animosidade sentida por Chávez em relação aos EUA, sobretudo em relação ao actual Presidente norte-americano. Mas imiscuir-se numa questão que simplesmente não lhe diz respeito, alinhando com países cujo poderio económico e militar está ainda longe de ser equiparável ao americano, parece ser uma posição pouco sensata.
Em abono da verdade, a sensatez não faz parte da lógica que comanda Hugo Chávez. O líder venezuelano utiliza uma pretensa apologia da revolução bolivariana para justificar as suas acções. De facto, as acções de Chávez são, frequentemente, erráticas. Este episódio do convite venezuelano é sintomático da insensatez que subjaz às políticas do Presidente Venezuelano. E sublinhe-se que não foi a Rússia que procurou o apoio venezuelano para lidar com a questão dos mísseis, foi o Presidente venezuelano que se antecipou.
Por muito que haja quem pugne silenciosamente pelo regresso da Guerra Fria, a verdade é que a generalidade dos líderes mundiais são sensatos e relativamente moderados. O Presidente Bush, por outro lado, está prestes a abandonar o cargo, ficando, aliás, por se perceber de que forma é que muitos arautos do antiamericanismo vão ocupar o seu tempo; em particular se Barack Obama for eleito.
Enfim, o Presidente venezuelano deveria preocupar-se com a situação interna do seu país, designadamente no que diz respeito à utilização do dinheiro oriundo do petróleo. Na verdade, Chávez tem encetado um esforço louvável no sentido de acabar com a corrupção e a pobreza no seu país. Seria profícuo para os cidadãos venezuelanos que o seu Presidente continuasse empenhado nessas lutas. Sendo certo, no entanto, que as políticas adoptadas baseadas em nacionalizações e domínio excessivo do Estado relativamente à economia poderão ser contra-producentes.
A Guerra Fria pertence ao passado; apesar de algum enfraquecimento dos EUA verificado nos últimos anos, os EUA ainda são a potência mundial cujo poderio militar, económico e tecnológico não é comparável ao da Rússia. E até Hugo Chávez sabe disso muito bem. Continua, porém, a gostar de ser o centro das atenções – o petróleo serve muito bem os seus intentos. Resta saber o que fazer quando o ouro negro cessar de ter a importância estratégica que, hoje, todos reconhecemos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa