Avançar para o conteúdo principal

Momento histórico

Barack Obama anunciou que é o candidato democrata às eleições presidenciais de 4 de Novembro deste ano. O momento é histórico, não só por se tratar do primeiro afro-americano a chegar às eleições para a presidência americana, mas fundamentalmente por Barack Obama ter saído vencedor de umas primárias democratas como provavelmente nunca se vira nos EUA e por ter conseguido mobilizar o partido e os Americanos de forma absolutamente inédita, restaurando as esperanças de um povo deprimido. O mérito pertence todo a Barack Obama.
O discurso de mudança de Obama é um sinal de esperança para um país que sofreu um retrocesso, a vários níveis, na última década. Barack Obama tem ainda o mérito de ter conseguido destronar a outra candidata democrata, Hillary Clinton, que desde o primeiro momento era vista como a candidata favorita. O senador do Illinois, visivelmente um outsider, tem reconhecidamente vários méritos e deu provas, durante esta exaustiva campanha interna, de que é alguém em que os Americanos poderão depositar a sua confiança, representando um virar de página fundamental para o país.
Paralelamente, a candidatura de Hillary Clinton teve os seus momentos menos positivos, assim como Obama também teve os seus constrangimentos; mas no essencial, Hillary Clinton demonstrou ter uma força inexorável para lutar, nunca abdicando de dar ênfase a um extenso rol de projectos para o país, designadamente no que diz respeito a questões relacionadas com a pobreza e os cuidados de saúde. Não obstante as críticas ao desempenho de Clinton, quando esta era primeira-dama, no que diz respeito ao sistema iníquo de saúde em vigor nos Estados Unidos, a verdade é que a primeira-dama na altura terá feito uma tentativa sem qualquer precedente nos anos subsequentes para minorar essa iniquidade.
De um modo geral, ambas as candidaturas tiveram o condão de enriquecer o debate político nos EUA. Fica ainda por se perceber o futuro imediato de Clinton. A possibilidade de um “dream ticket” poderia ser de uma enorme proficuidade para as aspirações democratas. De facto, Obama e Clinton poderiam fazer a dupla ideal contra John McCain e seu ainda desconhecido vice-presidente (fala-se na possibilidade de Condeleeza Rice). Seguramente que um “ticket” serenaria os ânimos democratas. Relembre-se que o confronto entre Obama e Clinton foi amiúde marcado pela crispação que originou uma divisão do partido. Não esquecer o afastamento do voto “hispânico” que Hillary conseguirá assegurar.
Assim, a candidatura conjunta de Obama, na qualidade de candidato à presidência americana, e de Hillary Clinton a secundá-lo, no lugar da vice-presidência, seria benéfico. Embora a campanha interna do partido democrata tenha tido momentos menos felizes e de grande confronto, a verdade é que os últimos discursos quer de Obama quer de Clinton são marcados por uma aproximação entre os dois. Ora, os elogios de parte a parte, e o reconhecimento, embora não formal, de Clinton de que Obama será exímio no desempenho de funções presidenciais, poderão ser indiciadores de uma aproximação que se poderá traduzir no “dream ticket”. Esse cenário é promissor para o partido democrata. A senadora do Estado de Nova Iorque, durante um discurso a um poderoso “lobby” judeu, foi mais contundente na ideia de Barack Obama como presidente. E a madrugada do dia de ontem foi marcado por discursos de ambos candidatos em que os elogios mútuos foram uma constante, talvez mais por parte de Obama.
Seja como for, os Americanos sentem a urgência de mudar o rumo do país, e não vêem a hora de ultrapassarem este longo período marcado pelos erros da Administração Bush. Com efeito, parece-me bastante plausível a possibilidade de o mundo assistir a uma verdadeira mudança na Casa Branca. E é desejável que assim seja.
Necessitaríamos não de mais um texto, mas de um livro extenso, apenas para enumerar o vasto rol de asneiras da Administração Bush que resultam num descontentamento transversal de toda a sociedade americana. Mas a não resolução de uma guerra (sem fundamento) que teve elevados custos para os Estados Unidos – custos humanos, económicos e geopolíticos, com a crescente perda de influência da política americana no mundo –, o aumento da pobreza e as crescentes dificuldades da classe média e o aumento das desigualdades consequência de uma política errática levada a cabo pelos republicanos, são apenas algumas razões para fortalecerem a candidatura de Barack Obama e, espera-se, de Hillary Clinton. Nos próximos dias saberemos se há ou não “dream ticket”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa