Avançar para o conteúdo principal

Grave atentado contra os direitos humanos na Birmânia

O ciclone Nargis trouxe ao de cima o pior do regime militar birmanês – o desprezo pelos cidadãos deste país e a desumanidade que caracteriza a Junta militar que governa os destinos da Birmânia. A relutância ou mesmo a rejeição de ajuda internacional, pondo em causa milhares de vidas, denota uma visão maniqueísta dos generais que protela a perpetuação de um regime ignominioso.
Esta catástrofe natural que assolou o país parece ser apenas o início do sofrimento dos birmaneses que não vêem esse sofrimento ser atenuado pela actuação dos responsáveis políticos. No essencial, a ideia da junta militar é simples: vale tudo, incluindo o sacrifício de vários milhares de birmaneses, mas vale mesmo tudo para manter o regime no poder. E tanto mais é assim quando se verificou que o regime não poupou esforços no sentido de levar a cabo um referendo de legitimação do regime de Rangum, relegando para segundo ou terceiro plano a questão da salvaguarda do bem-estar de seres humanos que têm o infortúnio de viverem nesta região.
Assim, resta saber de que forma é que a ONU vai lidar com este problema: ou continua a tentar, diplomaticamente, persuadir a junta militar em aceitar a ajuda internacional, correndo o risco de, entretanto, surgirem epidemias que aumentarão a contabilidade das vítimas; ou, por outro lado, adopta uma postura de maior ingerência apoiada numa sustentação na urgência humanitária – se a actuação da junta militar não configura um crime contra a humanidade, então o que será um crime contra a humanidade?
A segunda possibilidade seria certamente a mais eficaz, mas também é a que levanta maiores problemas. Um hipotético confronto com a ditadura militar birmanesa seria seguramente repudiada pela China – com poder de veto na ONU; e talvez até de outros países como a Índia ou possivelmente a Rússia. Com efeito, a China é, neste particular, um claro óbice a uma possível resolução do problema.
É lógico que o melhor que poderia acontecer aos birmaneses seria o fim da ditadura militar que despreza os seus cidadãos apenas para salvaguardar os seus interesses mais vis. Esse cenário, contudo, é pouco verosímil. Em primeiro lugar porque, apesar da gravidade da situação, poucos países estarão em condições ou na disposição de intervirem na região; e em segundo lugar, a China ainda representa um obstáculo de difícil transposição.
Resta apenas esperar que a Cimeira de Crise levada a cabo pelas Nações Unidas possa trazer boas notícias para os birmaneses que já não podem esperar mais. A fome e as epidemias não pouparão aqueles que conseguiram escapar a uma catástrofe natural de dimensão abismal.
De acrescentar apenas que este é mais um grave atentado aos direitos humanos na Birmânia. Este é um regime que não admite a existência de uma oposição que não esteja confinada ao silêncio; este é um regime que promove a censura à imprensa; este é um regime que tem nas suas prisões várias centenas de presos políticos; este é um regime que reprime qualquer indício de insatisfação não contida. Aliás, em Setembro, o mundo assistiu à repressão de milhares de monges budistas pela junta militar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma