Avançar para o conteúdo principal

Contas furadas e promessas no Parlamento

Já todos percebemos que as contas do Governo, designadamente em relação ao crescimento da economia portuguesa, saíram furadas. Ou dito de outro modo, as previsões do Governo, não obstante os avisos de muitos economistas, não se vão concretizar. Note-se que estamos a viver uma crise internacional que se desdobra em várias, desde a crise do sector financeiro que começou a ser falada em Agosto passado, passando pelos sucessivos aumentos do preço do petróleo, das matérias primas e dos bens alimentares, e culminando numa valorização do euro face ao dólar que prejudica inexoravelmente as exportações europeias. Foi com este pano de fundo que as contas do Governo português saíram tão ao lado.
O debate quinzenal no Parlamento incidiu precisamente sobre a situação económica do país, com o aumento dos combustíveis no centro do debate, ou pelo menos seria essa a ideia da oposição. O primeiro-ministro apresentou algumas propostas para atenuar os efeitos dos aumentos, em particular para os mais pobres: congelamento dos passes sociais e aumento do abono de família para os dois escalões mais baixos. São notoriamente medidas avulsas que têm como único objectivo proteger quem mais necessita dos efeitos da crise.
Todavia, o debate poderia também ter servido para se perceber a actuação do Governo na resolução dos problemas que afectam e condicionam a nossa economia, porque sejamos realistas: o país só enriquecerá se a economia portuguesa crescer, tornando-se mais competitiva. Se pretendemos melhores salários e uma melhor redistribuição dos rendimentos, não se pode ignorar a necessidade imperiosa de uma reestruturação da economia de modo a torná-la mais competitiva.
Se porventura se tivesse feito esse debate sobre as iniciativas do Governo para melhorarem a economia, pouco seria dito em abono do Governo, exceptuando a redução do défice. É certo que muitas medidas não teriam impactos imediatos, mas a verdade é que o actual Executivo pouco ou nada fez de substancial.
O caminho para o desenvolvimento é indissociável da qualificação e qualidade na formação dos recursos humanos de um país. E nesta matéria, exceptuando programas paliativos, inconsequentes e vazios de qualidade, o Governo nada fez de concreto. Com efeito, a aposta nos recursos humanos como motor de desenvolvimento é a grande vantagem estratégica daqueles países que invejamos. A aposta na ciência, investigação e tecnologia, promovendo a livre iniciativa, fomentando a naturalidade com que se encara o risco e apostando na inovação e na qualidade são receitas repetidas por muitos, mas nem por isso deixam de ser certeiras.
O investimento público, mesmo em períodos de dificuldade acrescida do ponto de vista das contas públicas, não pode deixar de apostar na inovação tecnológica e apostar em quem tem ideias – não abdicando de apostar nos pequenos e médios empresários. Não são só as PIN’s (Projectos de Interesse Nacional) que merecem a atenção do Governo. De igual forma, aquele modelo ultrapassado de aposta em grandes obras pública, exceptuando as de interesse inequívoco, merece também ser revisto.
É verdade que o país não escapou, nem poderia escapar, às convulsões internacionais, mas também é verdade que o Governo não teve a capacidade de empreender as mudanças necessárias para dinamizar a economia. Por outro lado, importa referir que a incapacidade não é exclusiva do Governo: as empresas apanhadas numa lógica destituída de visão estratégica, sem uma lógica organizacional digna desse nome afundam-se, amiúde, na sua insignificância e inviabilidade.
Uma nota final para falar de impostos: se por um lado ninguém questiona a necessidade de consolidação orçamental, pelo menos exige-se alguns mínimos, por outro não se pode ignorar que o aumento de impostos, consequência da inépcia dos governos em reduzirem despesa, coarcta as hipóteses de muitas empresas criarem emprego porque lhes rouba margem para investir. O Estado gasta muito e gasta mal – e esta afirmação não é de índole neoliberal. No caso das famílias, estas dispõem de menos dinheiro, prejudicando o consumo e a novamente a vida das empresas; isto porque o Estado retém muito dinheiro porque se recusa a emagrecer. O Estado não pode continuar a consumir vorazmente recursos que, de outra forma, poderiam ser canalizados para o investimento público e para reforçar as expectativas dos agentes económicos. Não é um Estado gastador como o nosso que melhorará as condições de vida dos portugueses – essa só será uma realidade quando o país for qualificado com uma economia dinâmica, produtiva e competitiva. E nesse particular o contributo do Governo ficou muito aquém do que seria necessário para o país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma