Avançar para o conteúdo principal

Revisão do Código do Trabalho

O Governo propõe um conjunto de medidas para aumentar a competitividade das empresas e reduzir a precariedade laboral. As propostas não são consensuais, mas a verdade é que propostas desta natureza raras vezes conseguem reunir vários consensos. De resto, as propostas do Governo vêm acompanhadas de boas intenções, e é notório que se procuram equilíbrios entre os interesses dos trabalhadores e das entidades patronais. Resta saber se muitas empresas não vão fazer letra morta de qualquer legislação que possa sair desta revisão. Na verdade, já é isso que acontece no contexto da actual legislação laboral.
De qualquer modo, o Governo tenciona proceder a alterações significativas na legislação laboral. No combate à precariedade, pretende-se penalizar fiscalmente quem recorra a contratos a prazo, beneficiando quem opta por fazer contratações sem prazo. Quem recorra à prestação de serviços, comummente designada de recibos verdes, sofrerá uma penalização. Ou seja, o ónus dos encargos deixará de recair totalmente sobre o trabalhador, uma vez que a entidade patronal terá de pagar uma taxa social de cinco por cento.
Outras alterações estão previstas por esta revisão do Código do Trabalho, designadamente em relação ao horário laboral; à extensão da licença paternal (o CDS-PP alertou, e
bem, para a possibilidade de 12 meses, mesmo que repartidos entre pai e mãe, poder “assustar as entidades patronais,”, inviabilizando assim muitas contratações); aos despedimentos, simplificação dos processos burocráticos e alargamento da questão da inadaptação – neste particular, recomenda-se cautela, recorde-se que o “chico-espertismo” faz escola no nosso país. Relativamente às férias, fica tudo na mesma.
Em suma, as alterações são, ainda assim, consideráveis e terão certamente um impacto na vida das empresas e dos trabalhadores, e particularmente nas empresas cumpridoras. Ficar-se-ia a aguardar ansiosamente pela concretização destas medidas na Administração Pública – iriamos ver se o que é bom para os outros também é bom para o Estado - se isso fosse possível. Mas se o Governo quer, de facto, reduzir a precariedade do emprego, recomenda-se que o comece a fazer no aparelho do Estado. Não esqueçamos que o Estado, nesta e noutras matérias, dá um péssimo exemplo. Assim, o Estado não pode, pois, estar à espera que sejam os outros a dar o bom exemplo. O país, simplesmente, não funciona assim.

Breve resumo das alterações previstas pelo Código do Trabalho:

Com o objectivo de reduzir a precariedade, o Governo pretende promover a contratação sem prazo, reduzindo a taxa social única da entidade patronal que incide sobre as remunerações dos trabalhadores, passando de 23,75 para 22,75 por cento. Ao invés, a contratação a prazo será penalizada, sofrendo um agravamento de 23,75 para 26,75.

No caso dos recibos verdes, muda a situação que onerava apenas o trabalhador das contribuições sociais. Recorde-se que a entidade patronal estava livre de descontos sociais. O Governo quer que as entidades patronais passem a pagar uma taxa social de cinco pontos percentuais sobre os rendimentos recebidos pelos trabalhadores. A taxa social paga pelos patrões será igual à redução de contribuição paga pelo trabalhador contratado.

A contribuição deixará de ser feita com base na facturação. No caso dos recibos verdes, a contribuição deixará de ser feita com base no total das remunerações. Assim, passará a ser feita sobre o rendimento presumido, estimado segundo as regras fiscais do regime simplificado do IRS. Deste modo, presume-se que 30 por cento das remunerações irão para custos de actividade e que o rendimento será de 70 por cento, e de 20 por cento para comerciantes e produtores.

O Governo tem o objectivo de aumentar a adaptabilidade das empresas, prevendo-se possíveis alterações no tempo de trabalho. Assim, a revisão do Código do Trabalho prevê a possibilidade dos horários diários poderem sofrer um incremento de duas horas, desde que não se exceda as 50 horas semanais. Em sentido contrário, sempre que os períodos de trabalho correspondam a menos de 40 horas semanais, a redução diária não pode ser superior a duas horas.

Levar-se-á a cabo uma revisão das normas relativas ao despedimento por inadaptação. Menos burocracia na hora do despedimento.

As férias mantêm-se inalteráveis

Contratos a prazo não podem ultrapassar os três anos, em vez dos seis anos actuais.

Fonte: Jornal “Público”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma