Avançar para o conteúdo principal

A imposição do Acordo Ortográfico

A discussão em torno das alterações previstas pelo Acordo Ortográfico têm gerado os mais diversos argumentos, por vezes mais políticos do que técnicos, o que é de lamentar. Parece que estamos, nós falantes da língua, confrontados com a irreversibilidade da imposição do Acordo Ortográfico, e esse é um facto de difícil aceitação. Este documento, pese embora tenha tido a participação de ilustres académicos e conte com a defesa dos mesmos, é feito à revelia dos falantes da língua.
Esse desprezo pelos falantes da língua é absolutamente inaceitável. Dir-se-á que existem muitas decisões que são feitas à revelia dos cidadãos, e é para isso que os cidadãos delegam competências e funções nos seus representantes políticos. Mas nem tudo pode ser deixado à decisão unilateral de políticos conspurcados por uma acentuada estreiteza de espírito e manipulados por interesses que não são os dos cidadãos, que sustentam as suas decisões numa suposta homogeneização da língua e nos interesses económicos que tudo ditam nos dias de hoje.
A língua, para além de comunicação, é cultura, é património, é identidade. Por conseguinte, não pode sofrer alterações decididas por políticos e apoiadas por alguns especialistas, embora a Associação Nacional de Linguistas, por exemplo, tenha manifestado o seu desacordo.
É curioso verificar que a variante brasileira do Português absorve, com a maior das ligeirezas, os estrangeirismos, designadamente anglicismos, e tenhamos de ser nós, falantes da língua Portuguesa na sua variante europeia, a proceder às maiores alterações. Não se trata de nacionalismo exacerbado, é a mera constatação de um facto indiscutível.
Outro aspecto curioso prende-se com os interesses políticos e económicos que estão subjacentes a este documento. Com efeito, as alterações, com especial enfoque nas consoantes “p” e “c” – na sua supressão – fazem muito pouco sentido e, em alguns casos, consequência da queda de consoantes que são indiciadoras de vogais abertas, alterarão a própria fonética das palavras. Cai por terra, pois, a argumentação apoiada na quase irrelevância do impacto das alterações do Acordo por este tratar apenas a ortografia. O documento que prevê as alterações à língua Portuguesa, para os falantes portugueses, não tem outro enquadramento que não seja político e económico – é um pouco aquela ideia muito portuguesa de sermos pequenos e, por conseguinte, estarmos sujeitos, como uma espécie de fado, aos interesses e necessidades daqueles que são maiores. Talvez assim consigamos vender mais livros no Brasil. Talvez assim, estejamos melhor representados nas organizações internacionais.
Em suma, o acordo em questão não serve os interesses dos Portugueses. Dir-me-ão que o acordo tem um processo de negociação e de ratificação pelo Parlamento Português que remonta aos anos 90 – mais uma vez a sombra da irreversibilidade. Ainda assim, reitero a minha veemente discórdia em relação a este documento. Não se trata de aversão à mudança, até porque nem todas as mudanças são necessariamente positivas. Trata-se sim da condenação de um acordo de bastidores, feito sem a participação dos portugueses – e a discussão a que se assiste hoje deve muito a pessoas como o escritor Vasco Graça Moura –, e fundamentalmente, sem se perceber muito bem de que forma é que alterações com acrescido significado para os falantes portugueses, mas com pouca relevância para os restantes falantes de língua portuguesa, aproxima todos os países. As diferenças entre o Português falado, lido e escrito no Brasil vão continuar a ser substancialmente diferentes do que é falado, escrito e lido em Portugal. Enfraquece, assim, o argumento da aproximação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma