Avançar para o conteúdo principal

1506

Trata-se do ano do massacre de pelo menos dois mil judeus em Lisboa. Na cidade de Lisboa, foi erigido um memorial, ou melhor três memoriais, a lembrar o horrível massacre de 1506. A Câmara Municipal de Lisboa associou-se a este gesto, propondo um memorial que sublinha o carácter “cosmopolita”, “multiétnico” e “multicultural” da cidade. E a Igreja Católica portuguesa é igualmente responsável pela proposta de um outro memorial com um pedido de perdão.
Estas iniciativas vêm relembrar um período negro da nossa História, que teve o seu momento mais ignominioso em 1506, mas que não esconde um caminho que começa com D. João II que autoriza a vinda de judeus expulsos pela coroa espanhola, mas a troco de um elevado pagamento, o que contribuiu para o empobrecimento e para o sofrimento destes judeus perseguidos e expulsos pela coroa espanhola.
Num outro momento, o mesmo monarca retira centenas de crianças aos seus pais judeus, enviando-as para São Tomé, onde muitas pereceram. É com D. Manuel I que se inicia o processo de conversão forçada de milhares de judeus, em 1497, que passaram a ser designados por cristãos-novos.
Mas é em 1506 que Lisboa enlouquece, alegadamente devido à peste e aos longos períodos de seca, e que se assiste a um massacre sem precedentes na História da cidade. Estima-se que entre dois mil a quatro mil judeus tenham sido vítimas desta atrocidade. As torturas, as violações e a morte de milhares de judeus foram o resultado dos actos hediondos de cristãos enraivecidos. O Rossio foi palco de atrocidades inimagináveis.
De um modo geral, Portugal era considerado um país tolerante para com o povo judeu. Relembre-se que muitos países europeus, de que Espanha é apenas um exemplo, foram responsáveis por sucessivas perseguições a um povo que se viu despido da sua própria identidade, em particular aquando das conversões forçadas, resultando na impossibilidade de praticarem os seus ritos religiosos, respeitarem e darem continuidade às suas tradições e costumes, confinados, na melhor das hipóteses a judiarias – como foi prática em Portugal. E acaba por ser a Inquisição a responsável pelo quase total abandono dos chamados cristãos-novos do nosso país.
Muitos consideram este período como tendo consequências incomensuravelmente negativas para o nosso país. O abandono desta comunidade privou o país de pessoas com características determinantes para o nosso desenvolvimento. Os países que acolheram os chamados cristãos-novos acabaram por beneficiar da loucura, ignorância e obscurantismo que caracterizou um período negro da nossa História.
Ontem foi relembrado o massacre de um passado histórico que importa não esquecer, evocando a necessidade de tolerância entre religiões, em particular numa altura em que essa tolerância é, amiúde, esquecida. A cidade de Lisboa e a Igreja Católica merecem elogios por se terem associado e empenhado em mostrar que a tolerância não é uma palavra vã.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa