Avançar para o conteúdo principal

Manifestação de professores

A manifestação de professores, agendada para hoje, representa um desafio de difícil resolução para o Governo. De facto, José Sócrates vive um dilema: se o primeiro-ministro exonera a ministra de Educação de funções, fragiliza indelevelmente o Governo, na precisa medida em que passa a imagem de cedência à rua – o afastamento do ministro da Saúde, depois de tanta contestação, abriu a porta para que o descontentamento manifestado na rua ganhasse a pretensão de mudar as políticas do Governo, ou pelo menos adiar as reformas; se, por outro lado, a ministra não cair, algumas das medidas mais polémicas terão de sofrer cedências sob pena do descontentamento aumentar de tom ou tomar proporções ainda mais gravosas, tendo naturalmente elevados custos para o Governo.
Os próximos passos do Governo poderão passar por uma solução intermédia: a ministra não pode abandonar funções, goste-se ou não de Maria de Lurdes Rodrigues; o Governo, por sua vez, terá de ceder em algumas matérias que desagradam aos professores, designadamente no que diz respeito ao modelo de avaliação e a ministra terá de encetar um novo caminho de diálogo com os professores, procurando consensos sempre que possível. Todos reconhecem a necessidade de um processo de avaliação e seria profícuo que os próprios professores propusessem um modelo alternativo, ou que pelo menos, algumas das suas reivindicações fossem acatadas pela ministra.
Se por um lado o diálogo de Guterres foi nefasto, a arrogância e a intransigência do actual Governo é exasperante e testa amiúde a paciência dos portugueses. O estilo do primeiro-ministro alastrou-se e contaminou toda a sua equipa: rejeita-se por completo o diálogo e cria-se a falsa ideia de que a maioria absoluta é uma espécie de carta branca para o Governo fazer o que entender. Todavia, José Sócrates, desde Correia de Campos, tem manifestado que vacila quando a contestação sobre de tom. O estilo aparentemente determinado do primeiro-ministro corre o risco de soçobrar depois de tanta contestação.
De uma coisa podemos estar certos: José Sócrates e a sua ministra não vão sair ilesos da manifestação dos professores. Depois da marcha dos professores, restará uma sensação de incómodo – aquele incomodo característico dos assuntos pendentes, que ficam por resolver. Os problemas da educação não podem ficar sem resposta. Dir-se-á que se trata de uma quezília entre ministério da Educação e professores e que os portugueses não estão particularmente preocupados com a situação, o que de certa forma é verdade, mas o facto é que o mal-estar está instalado mesmo para quem não vê grande interesse nesta questão – as imagens de professores na rua com o clímax de hoje representam mais um falhanço do Governo, ou pelo menos assim parece aos olhos da opinião pública. Em contrapartida, não se pode excluir a possibilidade de tantas manifestações cansarem essa mesma opinião pública, esse é um risco associado ao número elevado de manifestações de um grupo profissional que está longe de corresponder à maioria da população e cujas razões de queixa poderão não claramente entendidas pelos restantes cidadãos.
Em conclusão, o dia vai ser muito complicado para o primeiro-ministro que entendeu por bem cair no ridículo de fazer uma contramanifestação mal disfarçada. Ora, um Governo não pode governar na rua, não pode responder à rua com a rua. O primeiro-ministro só pode procurar soluções intermédias que certamente passarão por algumas cedências e a ministra, caso fique, terá de mudar radicalmente o seu estilo e voltar a ter maior consideração pelos professores. A antagonização constante dos professores – tarefa levada a cabo pela ministra – poderá ter sido o começo do fim da ministra da Educação. De lamentar, porém, que apenas se discutam estes problemas da educação, e a problemática da qualidade do ensino seja reiteradamente ignorada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa