Avançar para o conteúdo principal

Pessimismo na educação

O pessimismo caracteriza amiúde as discussões e percepções sobre a educação em Portugal. Compreensivelmente, muitos actores educativos sentem um misto de frustração e pessimismo. Deste modo, impõe-se uma forte crítica à actual ministra da Educação que mais não fez do que acentuar essas percepções nefastas sobre a educação, em particular, quando levou a cabo acções e uma retórica carregadas de animosidade relativamente à classe docente.
Mas o pessimismo sobre o futuro da educação não é de agora, muito pelo contrário, desde há muito tempo esse pessimismo é intrínseco à educação.
Evocar-se-ão vários factores que subjazem a uma ausência generalizada de esperança – a falta de condições nas escolas, a pouco autonomia das mesmas, as querelas entre sindicatos que representam professores e o ministério, o desânimo de pais, alunos e professores. Mas a realidade é que é essencial, por um lado, combater o conservadorismo que impera nas políticas educativas e, naturalmente, na própria escola; e por outro, importa combater os problemas do insucesso e abandono escolar.
Qualquer discussão sobre esta matéria implica a abordagem a novas formas de pensar a escola que temos. É inevitável não se constatar que a escola, a par da própria sociedade, dificilmente resiste à mudança. Já para não falar de que hoje a escola tem uma forte concorrência, quando recrudescem fenómenos como a Internet, as novas tecnologias, a preponderância da televisão, e ainda em muitos contextos – designadamente suburbanos – a rua. Urge, assim, tornar a escola mais apelativa, insistindo no rigor e numa cultura de responsabilidade. A escola não pode ser feita completamente à revelia dos alunos. Importa, pois, convergir alunos, professores e, sempre que possível famílias. De resto, será infrutífero pensar-se num conceito de escola contra os alunos. É possível conciliar todos estes elementos. Pensar-se nesta conjuntura como sendo uma utopia e ficar-se por aí mesmo é perpetuar o insucesso e abandono escolares, adiando indefinidamente o futuro dos alunos, e do próprio país.
Além do mais, o insucesso e abandono escolar combatem-se através de intervenções no processo de decisão e reforço da importância das escolhas. A importância da orientação vocacional não pode ser olhada de forma despicienda, ou como sendo pouco mais do que um simples mostruário de profissões e cursos. Senão vejamos: a escolha dos alunos não deve ser fugaz, antes pelo contrário, esse é um processo que deve ser iniciado o quanto antes com os instrumentos que permitam trabalhar o conhecimento de si próprio e formas de trabalhar a auto-estima – só depois de nos conhecermos é que podemos iniciar o importante processo de decisão. Mas todos estes elementos necessitam de um novo enquadramento de proximidade com a realidade dos alunos. É durante este processo que há frequentemente falhas que podem contribuir para o abandono escolar. Quando se verificam essas falhas, a desmotivação geralmente surge como inevitável, e daí ao abandono vai um pequeno passo.
É preciso acreditar que a educação não é um beco sem saída. Felizmente, há quem ainda trabalhe afincadamente – não prescindindo de se aproximar da realidade dos alunos –, com o propósito de combater o insucesso e abandono escolares. É também através de um melhor conhecimento de si próprio e das escolhas acertadas que surge a motivação – e há quem, já tendo percebido isso, não se coíba de repensar novas formas de intervenção junto dos alunos.
Dir-se-á que o que foi abordado neste texto é apenas a ponta do iceberg, talvez seja, mas só o simples facto de existir quem não desista e que desenvolva um trabalho de rigor, mas também de proximidade com os alunos, é desde já um bom prenúncio para o futuro da educação. Não é seguramente com preconceitos e com um pessimismo exacerbado que estamos a prestar um bom serviço ao país. Por muito que se perceba a falta de entusiasmo de quem trabalha no terreno, não deixa de ser motivador saber que ainda há quem, não obstante as adversidades e os velhos do Restelo, lute contra os falhanços da educação, que também são os falhanços de todos nós.

Comentários

Unknown disse…
Não podia deixar de comentar este texto:). Concordo inteiramente com o que disseste, é preciso estar-se atento e não esquecer-se da sua própria adolescência. É uma pena, que muitas vezes os docentes se tornem tão adultos ao ponto de ridicularizarem muitos alunos...è uma pena, que sejam sempre os docentes os "coitadinhos", quando os clientes (alunos) são completamente ignorados. Não tiro, com isto o valor a ninguém, não sou docente mas admiro quem o é e gosta de o ser, admiro ainda mais quem luta pela mudança e se esforça por novas metodologias. Estou farta de ser confrontada com professores que menosprezam os alunos e que não deixam de ter o seu ordenado no fim do mês. Todos devemos lutar pelos nossos direitos (ainda bem que existe um sindicado dos professores) é pena que muitas outras profissões não tenham voz apesar da sua luta constante.
É uma pena…crescer-se tão rápido…

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma