Avançar para o conteúdo principal

O lado obscuro da globalização

Antes de mais importa salientar que a ordem mundial assente na hegemonia económica e tecnológica dos Estados Unidos tende a sofrer acentuadas alterações. Hoje é impensável falar-se em globalização e não se referir o papel preponderante de países como a China e a Índia, e em menor escala, mas de inegável importância, o Brasil, a Rússia, a África do Sul. Estes países têm conhecido um crescimento económico exponencial e há previsões para que, dentro de alguns anos, a China será o primeiro país a destronar os Estados Unidos, passando para primeira potência económica.
A globalização económica permitiu a países como a China e a Índia crescerem do ponto vista económico. Essa é seguramente um elemento a ter em conta quando se discute este fenómeno. Mas a globalização fez-se acompanhar pelo neoliberalismo que para muitos é uma panaceia global. Mesmo que esse neoliberalismo, assente em instâncias supranacionais como o FMI, degenere em fenómenos como o desemprego, a pobreza, ao consumismo desenfreado, e à mais do que evidente inexistência de um controlo financeiro eficaz. Aliás, a crise de hoje tanto se fala só é possível quando se verifica a falência de instituições que deveriam ser supostamente reguladoras.
Com efeito, os mercados financeiros mundiais vivem largamente à margem de qualquer controlo profícuo de autoridades internacionais. De resto, uma globalização das economias só é viável se existirem sistemas globais de supervisão e, antes de tudo, regras bem definidas.
Um dos efeitos indeléveis da globalização é a tibieza do Estado-Nação. E não há arauto do neoliberalismo que não pugne por um Estado mínimo que não se imiscua nas questões económicas. O mesmo é válido para as instâncias supranacionais que, para além de desajustadas – hoje a China e a Índia não são meros espectadores do que se passa nos mercados globais –, são, genericamente, inócuas.
Não se pretende defender um qualquer sistema paralelo à globalização, até porque, em abono da verdade, não há sequer quem advogue seriamente tal sistema. O que se pretende é sublinhar a importância de regulação eficaz deste fenómeno. Não pode ser aceitável que o sector financeiro americano tenha sido tão irresponsável na concessão de crédito – a crise do subprime é paradigmática dos perigos de se acreditar piamente no mercado e numa suposta auto-regulação.
O que é visível, particularmente em países tradicionalmente mais desenvolvidos, é que o retrocesso na vida dos cidadãos parece uma irreversibilidade. O desemprego, as incertezas que condicionam a vida de cada um e a exclusão social são fenómenos que grassam nessas sociedades. Paralelamente, a falta de rigor, a irresponsabilidade e a opacidade são, amiúde, características de uma quase ditadura dos mercados que é mal disfarçada pela complexidade de operações financeiras de toda a natureza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa