Avançar para o conteúdo principal

Não vai haver lugar a uma diminuição de impostos

O Governo entregou a Bruxelas, na semana passada, o PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento), onde reitera as intenções do Executivo português de reduzir o défice público, atingindo os 0,2 até 2011. A forma indicada para se chegar a esse valor não contempla uma redução da carga fiscal até 2011. Procura-se um aumento de receitas através do combate à fraude e evasão fiscal e procura-se, simultaneamente reduzir os gastos com pessoal, havendo lugar, por conseguinte, a poupança.
Uma nota preocupante que faz parte do PEC é a previsão do aumento do peso da Administração Pública, que segundo o Governo será compensado pelo um aumento de receita. Não deixa, contudo, de ser inquietante verificar que a Administração Pública não dá sinais reais de emagrecimento.
O facto de não haver condições para uma diminuição dos impostos é negativo, independentemente da perspectiva. Dir-se-á que uma diminuição de impostos só será possível depois do mínimo de garantias de que as contas públicas estão equilibradas. Mas o que está em causa nem é tanto é isso; o que se verifica é que o processo de consolidação da contas públicas tem sido feita à custa de um aumento de receita – com custos acrescidos e insustentáveis, em muitos casos, para as famílias e empresas –, e não tanto através da diminuição da despesa. Aliás, acaba por não ser minimamente surpreendente o fracasso genérico do Governo na famigerada reforma da Administração Pública, que não mais é do que colocar algumas centenas de funcionários na mobilidade.
Deste modo, acaba por ser inevitável verificar-se que o contributo de uma carga fiscal elevada é um peso demasiado oneroso para a economia portuguesa. Fica-se com a indelével sensação de que uma fatia considerável dos impostos não têm outro objectivo que não seja continuar a engordar o Estado. Por outro lado, não é possível estar à espera que o investimento estrangeiro e nacional considere Portugal atractivo quando, para além da fraca qualificação dos recursos humanos, para além da burocracia, para além dos baixos índices de produtividade, além de uma justiça ineficiente, ainda por cima se constata que a carga fiscal é onerosa.
O país, Governo, partidos da oposição e sociedade civil, necessitam de fazer um exercício de análise para se determinar que Estado é que queremos, que modelo de desenvolvimento almejamos. Se estamos satisfeitos com um Estado pesado, paternalista, omnipresente, e com a agravante de ser ineficiente. Ou se, por outro lado, se pretende outro tipo de Estado. Esta reflexão é essencial para Portugal. Infelizmente, não há coragem política ou força anímica da sociedade civil para se empreender essa discussão. Mas enquanto se insistir num modelo de Estado balofo, com um apetite insaciável, mas indolente e bisbilhoteiro, está-se a perpetuar os atrasos do país; é claro que muitos poucos terão intenções de investir num país que é dominado por um Estado, que em muitas situações não passa de um cobrador de impostos de trazer por casa.
Importa ainda referir que o Governo, no âmbito da redução de despesa, pretende levar a cabo um corte nas prestações sociais, já em 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa