Avançar para o conteúdo principal

Governo: entre o desgaste e a negligência

O Governo, designadamente o primeiro-ministro, tem-se ocupado da presidência portuguesa da União Europeia. Este facto é natural e não se pode asseverar o contrário; todavia, o Governo, na sua tarefa de presidir à União Europeia, acabou por negligenciar a governação interna. Assim, é inevitável que o desgaste resultado da tarefa de presidir à UE, tenha consequências directas – e já está a ter – na governação do país.
Por outro lado, é notório o esforço feito pelo primeiro-ministro no sentido de se vangloriar com os sucessos obtidos na presidência da UE, e, de facto, José Sócrates tem desempenhado bem o seu papel e não é isso que está em causa; o que não pode ser ignorado é que os sucessos europeus do primeiro-ministro servem na perfeição para escamotear os insucessos internos do actual Executivo.
Além do mais, a negligência do governo repercute-se nas declarações incipientes dos membros do governo, das quais o melhor exemplo tem-nos sido dado pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino. E a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa é só mais uma pasta repleta de incongruências de que vamos tendo algum conhecimento.
Ora, conhecendo o primeiro-ministro como já conhecemos, é óbvio que José Sócrates vai utilizar ardilosamente a assinatura do acordo sobre o Tratado da União Europeia, no dia 13 de Dezembro, catapultando o seu sucesso para níveis exacerbados, de modo a compensar as fraquezas internas.
E quais são essas fraquezas: em primeiro lugar, importa referir que em matéria de segurança há problemas visíveis: o crime, designadamente o crime organizado, tem sofrido um recrudescimento inaudito, e neste particular a confiança do ministro da Administração Interna nas polícias é manifestamente escasso para tranquilizar os cidadãos. Na área da Educação, o estatuto do aluno – ideia genial do ministério da Educação – só vem confirmar aquilo que todos já sabem – que a educação foi, é, e se continuar a ser impregnada pela permissividade e pelo facilitismo, será um indubitável fracasso. Da mesma forma, a reforma da Administração Pública – essencial para o país – continua a ser protelada pelo Governo.
Mas há mais: as expectativas dos cidadãos num futuro melhor continuam a ser coarctadas por um Executivo que já nem sabe esconder a sua incapacidade de mudar o país e levá-lo para o caminho do desenvolvimento.
Consequentemente, a presidência europeia tem servido o Governo que vê assim as atenções serem desviadas, embora os problemas do desemprego, do emprego precário, do aumento do custo de vida sejam uma evidência para quase todos os portugueses. Ora, a pergunta que se impõe é a seguinte: de que modo é que o actual Executivo, finda a presidência da UE, vai continuar a escamotear uma realidade próxima do insustentável? A resposta é iniludível: fá-lo-á através do recurso à propaganda, à manipulação da imagem, ao culto do supérfluo – aproveitando o estado de letargia que resiste em Portugal. Entretanto, o futebol, o fim de uma telenovela e o começo de outra e o desfecho dos reality-shows vão dando os seus contributos para o desinteresse e para a inércia colectiva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa