Avançar para o conteúdo principal

Afinal, este Orçamento de Estado é bom ou é mau?


Não obstante alguma puerilidade patente na pergunta, a sua resposta é inelutavelmente pertinente para todos os portugueses. O Orçamento de Estado tem implicações directas na vida de todos os portugueses, porém a sua discussão, ontem no parlamento, foi do mais redutor e incipiente possível. Preferiu-se, ao invés, discutir pecados do passado político do primeiro-ministro ou do ex-primeiro-ministro, agora no papel de líder da bancada parlamentar do PSD.

Aquilo que recebeu, por muitos, o feliz epíteto de “espectáculo”, não passou de mais um exemplo do desprezo da classe política pelo povo português. Interessa apenas salvaguardar a imagem polida de políticos que no fundo apenas respondem aos seus próprios interesses. E foi neste contexto que a discussão sobre o OE, embora esta não seja a única discussão no parlamento sobre o assunto, foi relegada para um segundo plano.

Seja como for, vai-nos valendo alguma comunicação social, aquela comunicação social que, de facto, ainda adopta como principal missão informar os cidadãos. Tem sido essa comunicação social o principal veículo de informação sobre o OE. Por sua vez, o Governo tem pintando um cenário idílico, escamoteando os grandes problemas do país atirando com as migalhas do costume – desta vez na área da saúde. A oposição reitera as banalidades do costume.

Parece existirem alguns consensos no que diz respeito a este Orçamento de Estado: em primeiro lugar, poucos são aqueles que negam as que conquistas tão exultadas pelo Governo, designadamente a redução do défice, foram feitas quase exclusivamente à custa da subida de impostos. Também poucos poderão contrariar a tese que aponta como grande dificuldade do Governo a redução da despesa. De facto, o monstro continua bem vivo e parece que ninguém consegue emagrecê-lo.

No cômputo geral, todos os partidos da oposição, parece convergir na ideia de que este OE não é bom. Apenas divergem nas razões que subjazem às suas posições. Com efeito, o OE 2008 parece conter várias incongruências e poucos benefícios para o país: a questão das Estradas de Portugal – uma espécie de macaquice orçamental –, a subida de alguns impostos, a questão do investimento. Além disso, não é com a propalada aposta na saúde oral das crianças ou vacinações (apesar da sua sobeja importância) que se resolvem os problemas da saúde.

Enfim, o que o OE nos indica é que 2008 continuará a ser um ano de aperto do cinto – quando muitos portugueses parece sufocarem e definharem com tantos apertos. Não há folga para baixar impostos, dizem-nos, e por conseguinte vamos todos aguentar um bocadinho mais. Haverá alguma folga para conceder subsídios, ou não seria este um partido socialista. Mas ao mesmo tempo a classe média continuará a soçobrar às mãos do dito partido socialista, os pensionistas e cidadãos portadores de deficiência terão de fazer mais alguns sacrifícios adicionais; mas é tudo por uma boa causa, voltam a dizer-nos. Então em que é que ficamos, o Orçamento de Estado é bom ou é mau? Depende da cantiga que nos cantarem, mas como os portugueses andam fartos de tanta música, parece-me que muitos acharão mau, ou nem sequer se interessarão pelo assunto. O Governo é responsável por muita coisa, mas saliente-se um aspecto particular: asfixiou a classe média e coarctou as esperanças que os portugueses têm no futuro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa