Avançar para o conteúdo principal

Estatuto do aluno

Esta semana foi aprovado, no parlamento, o estatuto do aluno, que entre outras medidas, prevê o fim da importância das faltas. Ou dito de outro modo, significa que as faltas, justificadas ou não, deixaram de contar para a aprovação dos alunos. E no caso de o aluno cometer um elevado número de faltas, está prevista a aplicação de testes – uma espécie de recuperação. Ora, esta medida impõe, desde já, dois comentários: em primeiro lugar, a escola perdeu grande parte do seu significado e importância e esta medida dá um forte contributo nesse sentido; e em segundo lugar, estamos todos curiosos por ver que tipo de testes vão ser aplicados aos alunos que padecem de absentismo.

As políticas para a educação deste governo, não são, de facto, muito diferentes das políticas para outras áreas; pelo menos no que diz respeito à arrogância e prepotência que caracterizam os seus protagonistas. Recorde-se a forma pouco responsável (apesar de haver quem tenha exultado o estilo da ministra) em como a ministra tem tratado os professores – agora parece que o alvo é o sindicalismo (?).

Não é necessário recorrer aos lugares mais recônditos da memória para nos relembrarmos das políticas de uma ministra irascível que não encontrou outra forma de aplicar as suas obtusas políticas senão através dos antagonismos e da sobranceria. E é precisamente este estilo que contribuiu para a perda de autoridade dos professores. Não são só os alunos a não respeitarem os professores, mas são também muitos pais e a própria sociedade, que às vezes mas parece uma turba de ineptos, a desconsiderarem a profissão de professor. Ora, esta situação contribui determinantemente para a perda de autoridade dos professores, e, naturalmente, dá um contributo incontornável para o aumento da violência nas escolas.

Por outro lado, importa referir que este estatuto do aluno não tem outro objectivo que não seja o de escamotear uma realidade que envergonha o Governo: o fiasco em que se tornou a educação, não esquecendo a multiplicidade de fracassos, que vão desde as notas em exames nacionais, passa pela falta de qualidade do ensino e culminam com o abandono escolar. É esta realidade que se pretende escamotear, mostrando a insipiência e irresponsabilidade da ministra.

A qualidade de ensino é absolutamente ignorada, pretende-se apenas, recorrendo ao facilitismo que também é o âmago do ensino em Portugal, esconder a dura realidade: o fracasso da educação. Este estatuto do aluno tem também o condão de nos mostrar que o ministério não tem uma única ideia para melhorar o estado do ensino, pelo contrário, parece que nem sequer tentam. Ficamos, assim, com o melhor do eduquês. E quem ainda sonha com o tão almejado desenvolvimento do país, vai ter de esperar, pelo menos enquanto José Sócrates e o seu séquito estiverem à frente dos destinos do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais uma indecência a somar-se a tantas outras

 O New York Times revelou (parte) o que Donald Trump havia escondido: o seu registo fiscal. E as revelações apenas surpreendem pelas quantias irrisórias de impostos que Trump pagou e os anos, longos anos, em que não pagou um dólar que fosse. Recorde-se que todos os presidentes americanos haviam revelado as suas declarações, apenas Trump tudo fizera para as manter sem segredo. Agora percebe-se porquê. Em 2016, ano da sua eleição, o ainda Presidente americano pagou 750 dólares em impostos, depois de declarar um manancial de prejuízos, estratégia adoptada nos tais dez anos, em quinze, em que nem sequer pagou impostos.  Ora, o homem que sempre se vangloriou do seu sucesso como empresário das duas, uma: ou não teve qualquer espécie de sucesso, apesar do estilo de vida luxuoso; ou simplesmente esta foi mais uma mentira indecente, ou um conjunto de mentiras indecentes. Seja como for, cai mais uma mancha na presidência de Donald Trump que, mesmo somando indecências atrás de indecências, vai fa

Outras verdades

 Ontem realizou-se o pior debate da história das presidenciais americanas. Trump, boçal, mentiroso, arrogante e malcriado, versus Biden que, apesar de ter garantido tudo fazer  para não cair na esparrela do seu adversário, acabou mesmo por cair, apelidando-o de mentiroso e palhaço.  Importa reconhecer a incomensurável dificuldade que qualquer ser humano sentiria se tivesse que debater com uma criança sem qualquer educação. Biden não foi excepção. Trump procurou impingir todo o género de mentiras, que aos ouvidos dos seus apoiante soam a outras verdades, verdades superiores à própria verdade. Trump mentiu profusamente, até sobre os seus pretensos apoios. O sheriff de Portland, por exemplo, já veio desmentir que alguma vez tivesse expressado apoio ao ainda Presidente americano. Diz-se por aí que Trump arrastou Biden para a lama. Eu tenho uma leitura diferente: Trump tem vindo a arrastar os EUA para lama. Os EUA, nestes árduos anos, tem vindo a perder influência e reputação e Trump é o ma

Normalização do fascismo

O PSD Açores, e naturalmente com a aprovação de Rui Rio, achou por bem coligar-se com o "Chega". Outros partidos como o Iniciativa Liberal (IL) e o CDS fizeram as mesmas escolhas, ainda que o primeiro corra atrás do prejuízo, sobretudo agora que a pandemia teve o condão de mostrar a importância do Estado Social que o IL tão avidamente pretende desmantelar, e o segundo se tenha transformado numa absoluta irrelevância. Porém, é Rui Rio, o mesmo que tem cultivado aquela imagem de moderado, que considera que o "Chega" nos Açores é diferente do "Chega" nacional. Rui Rio, o moderado, considera mesmo que algumas medidas do "Chega" como a estafada redução do Rendimento Social de Inserção é um excelente medida. Alheio às características singulares da região, Rui Rio pensa que com a ajuda do "Chega" vai tirar empregos da cartola para combater a subsidiodependência de que tanto fala, justificando deste modo a normalização que está a fazer de um pa