segunda-feira, 11 de junho de 2007

Afinal há alternativas à Ota?


A futura construção do novo aeroporto na Ota foi, em particular nos últimos meses, muito controversa. Além do deserto da Margem Sul – factor que inviabilizaria a construção do aeroporto nesta região do país – não se conseguiu compreender a linha de argumentação do Governo. Felizmente a CIP desenvolveu mais estudos sobre esta matéria, apresentando uma nova alternativa à Ota – Alcochete. O Governo está agora aberto à elaboração de um estudo comparativo entre a Ota e Alcochete, a ser desenvolvido pelo LNEC, que permita retirar ilações sobre a melhor localização para o novo aeroporto. Depois de uma análise séria sobre estas duas localizações, a Ota até poderá ser considerada a mais relevante, porém aquilo que o Governo não percebeu é que a generalidade dos portugueses não está a favor desta ou daquela localização, apenas querem ser esclarecidos.

A teimosia do Governo em não aceitar uma comparação entre a Ota e outras alternativas e as imbecilidades proferidas pelo ministro das Obras Públicas ensombraram uma discussão que deveria ter sido séria e profícua. Será que é agora que o Governo, que nunca foi apologista do diálogo, vai pôr o interesse nacional à frente de interesses mais ou menos obscuros? A obscuridade que caracterizou todo este imbróglio da Ota é da exclusiva responsabilidade do Governo. Só lhe ficaria bem reconhecer essa teimosia exacerbada, pedir desculpas às populações da margem sul do Tejo, e aceitar o resultado dos estudos comparativos, independentemente destes estudos favorecerem a Ota ou Alcochete. O Governo é da Nação e tem de encarar o país como um todo, não pode desvalorizar algumas regiões do país.

Importa, pois, sublinhar que o novo aeroporto constitui uma inevitabilidade e urge que se encontrem soluções exequíveis para a sua construção. O Governo, na sua inolvidável loquacidade, sempre protestou contra o tempo que se estava a perder em volta de discussões espúrias. Mas não terá a teimosia do Governos os seus custos, designadamente no que diz respeito ao tão precioso tempo? Não será, portanto, paradoxal fazer-se alusão ao tempo e simultaneamente perder-se tempo com teimosias injustificadas?

Enfim, esperemos que o novo aeroporto seja uma realidade em tempo útil e que o seu custo não seja constantemente desvalorizado, afinal de contas o dinheiro dos contribuintes não são “peanuts”! De qualquer modo, a possibilidade de estabelecer uma comparação entre A e B é uma excelente notícia e um bom prenúncio para a futura construção do aeroporto.

1 comentário:

bruce disse...


Make~*  Money~ * Please~*
AGLOCO offers a toolbar that display advertising। If you run the toolbar, they will give you a share of the ad money। They also pay you if you refer other people to use the toolbar। The more people you refer, the more you can potentially make. Currently, my network has over 13,000 people in it and it’s increasing by over 100 per day. AGLOCO is a startup and unproven. However, since the cost of entry is zero, you can’t lose anything for signing up. AGLOCO is also the only network here that doesn’t require you to have a site.
Sign up for AGLOCO