terça-feira, 15 de novembro de 2016

Talvez não venha a ser assim tão mau quanto isso

É uma teoria, como tantas outras, sobre a postura que Donald Trump irá adoptar. A teoria postula que Trump não irá cumprir o que prometeu e que muito do que foi dito em campanha foi mera retórica.
Ora, esta teoria parece querer cair por terra. O novo Presidente americano afinal sempre vai construir o malfadado muro, sempre vai expulsar imigrantes, sempre pretende reverter a legislação sobre o aborto e não parece disposto a poupar o Obamacare. Falta saber mais sobre políticas ambientais, ou a ausência delas, mas espera-se o pior.
Quanto à diplomacia americana, muito vai ser escrito a julgar pela mudança de paradigma levada a cabo por Trump. Já recebeu Nigel Farage, fez loas a Putin e não se coibiu de afirmar a sua intenção de se aproximar de Marine Le Pen.

A teoria que postula que Trump candidato é diferente de Trump Presidente vai perdendo força. Assim como a teoria que procura caracterizar Trump como um inepto, meio apalhaçado, que acabará por delegar tarefas noutros, cairá igualmente por terra. O narcisismo de Trump não permite que sejam outros a tomar decisões, bem pelo contrário, tempos difíceis se aproximam. Um megalómano perigoso, próximo de outros populistas de extrema-direita, vai cumprir o que prometeu. Boa parte. Não voltem a subestimar Donald Trump. 

Sem comentários: