sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Privatização da água

A maioria PSD/CDS chumbou uma proposta cidadã que visava a "proteção dos direitos individuais e comuns à água", ficando assim claro quem está determinado a privatizar o recurso mais importante do país.
A oposição, em bloco, votou no sentido de aprovar esta proposta legislativa fruto da cidadania e chumbada pelos partidos da maioria.
A água é um recurso muito apetecido e o Governo está disposto a entregar a sua gestão a privados, independentemente dos inúmeros exemplos de privatizações deste sector pelo mundo fora que culminaram invariavelmente em situações desastrosas.
De um modo geral, o tema da privatização da água é, aliás, muito próximo de algumas empresas multinacionais que não escondem o seu interesse num recurso que hoje é central e que será ainda mais no futuro.
Depois de tanta permissividade relativamente à privatização de outros sectores estratégicos, espera-se uma outra mobilização contra qualquer tentativa de se privatizar aquilo que inequivocamente é de todos.
Seja como for, o chumbo dos partidos da maioria da proposta legislativa que visava a protecção dos direitos individuais e comum à água deixa bem claro quem está disposto a tudo para encher os bolsos de alguns em detrimento do bem coletivo. Mas em bom rigor, onde está a novidade?

Sem comentários: